Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Concurso Beira Interior Gourmet decorre de10 de julho a 10 de agosto

O 1.º Concurso Beira Interior Gourmet vai decorrer de 10 de julho a 10 de agosto em mais de três dezenas de restaurantes da região, anunciou esta quarta-feira a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

Concurso Beira Interior Gourmet decorre de10 de julho a 10 de agosto
Notícias ao Minuto

13:54 - 03/06/20 por Lusa

Lifestyle Beira Interior Gourmet

O concurso, que é organizado com o objetivo de promover o 'casamento' dos vinhos com a gastronomia local, estava previsto decorrer de 14 de março a 16 de abril, mas foi adiado devido à pandemia causada pela Covid-19.

A CVRBI anunciou esta quarta-feira em comunicado enviado à agência Lusa que decidiu avançar com a realização da iniciativa "depois de reunidas as condições de abertura dos restaurantes".

No Beira Interior Gourmet participam "mais de três dezenas de restaurantes" da região, que naquele período "terão os menus disponíveis ao grande público".

"Superada esta difícil fase de confinamento, particularmente dolorosa para os empresários de restauração da região, ganhou um duplo sentido o nosso concurso", refere a entidade organizadora.

A CVRBI, presidida por Rodolfo Queirós, aponta que o concurso tem como pressuposto "valorizar e dar a conhecer a qualidade e criatividade dos restaurantes e vinhos da Beira Interior" e também "ajudar a reavivar a grande dinâmica gerada com uma retoma económica, turística e anímica, no 'pós-Covid-19'".

Com a iniciativa, a entidade promotora visa "valorizar (sobretudo) os vinhos DO [Denominação de Origem] Beira Interior e IG [Indicação Geográfica] Terras da Beira, e os seus produtores, promovendo a excelência na restauração da região".

O projeto da CVRBI insere-se na estratégia de promoção do enoturismo da região, sendo que a Rota dos Vinhos da Beira Interior, criada recentemente, faz do evento "uma aposta no desenvolvimento da Beira Interior", segundo a fonte.

O concurso abrange 20 municípios da Beira Interior (envolve a totalidade do distrito de Castelo Branco e os concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, no distrito da Guarda).

O júri presidido por Fernando Melo, crítico de vinhos e de gastronomia, fará as visitas aos restaurantes entre 10 de julho e 10 de agosto.

O concurso tem as categorias de "Cozinha regional/tradicional", "Cozinha criativa/evolutiva" e "Cozinha Europeia e do mundo".

A CVRBI, com sede no Solar do Vinho, na Guarda, já promove, em colaboração com o NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda e a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), um concurso de vinhos da Beira Interior, que em 2019 conheceu a sua 12.ª edição.

Aquela entidade abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde possui mais de 60 associados, sendo quatro adegas cooperativas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório