Meteorologia

  • 05 JULHO 2020
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 37º

Edição

Cabelos brancos surgem devido a stress, mas processo pode ser revertido

Cientistas afirmam que ao analisar madeixas de cabelo é possível saber se alguém passou recentemente ou ainda está a passar por um período intenso de stress e ansidedade.

Cabelos brancos surgem devido a stress, mas processo pode ser revertido

Investigadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apuraram que o processo do cabelo se tornar progressivamente grisalho se deve a alterações de proteínas específicas presentes no corpo humano. 

Denominadas de vias metabólicas, descobriram que são amplamente influenciadas pelas hormonas que são produzidas quando estamos sob stress intenso. 

Como tal, os investigadores creem que atenuando o stress é possível reverter o processo de crescimento de cabelos brancos. 

A pesquisa apurou que tal é válido para o cabelo, assim como para os pêlos da barba e púbicos.

Grandes esperanças

Para efeitos daquela pesquisa os cientistas arrancaram pela raiz um total de 400 fios de cabelo de um grupo de 14 voluntários. 

Os académicos desenvolveram um tecnologia de imagem capaz de detetar o pigmento desde a raiz até às pontas dos fios. Como o cabelo cresce em média um centímetro por mês, examinaram cada fio como uma escala temporal física. 

Na raiz estava o pigmento produzido mais recentemente, enquanto que as pontas representavam a passagem de semanas ou de anos.

Os investigadores analisaram a quantidade presente de melanina, que se trata de um químico que confere cor ao cabelo - e quais as proteínas que estavam presentes em partes distintas dos fios.

Estes afirmaram que esperavam encontrar cabelo branco mais perto da raiz, que por sua vez teria crescido recentemente.

Todavia, ficaram extremamente surpreendidos ao constatarem que algumas madeixas de cabelo apresentavam um tom grisalho nas pontas, mas preservavam a sua cor natural na raiz. 

Para os cientistas, isto sugere que o cabelo tinha crescido grisalho, mas que posteriormente o processo havia subitamente parado. 

Os especialistas afirmam que ainda não podem provar que atenuação do stress está por trás da reversão no processo de crescimento de cabelos brancos, mas acreditam que é a explicação mais provável. 

As conclusões foram publicadas online no bioRvix e estão atualmente a ser revistas pelos seus pares para publicação numa revista científica. 

Os autores do estudo, incluindo académicos do Picard Lab at Columbia University em parceria com Ralf Paus, disseram: "os dados apoiam fortemente a noção de que o envelhecimento humanos não é linear e de que se trata de um um processo biológico reversível, pelo menos em parte". 

Os cientistas esperam que a descoberta possa levar eventualmente à produção de fármacos capazes de prevenir o crescimento de cabelos brancos. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório