Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Duas dietas que a maioria das pessoas consegue manter a longo prazo

As dietas da moda podem ser tentadoras mas, a menos que encontre um plano que possa manter para o resto da vida, provavelmente recuperará o peso.

Duas dietas que a maioria das pessoas consegue manter a longo prazo
Notícias ao Minuto

18:00 - 01/06/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dietas

Se pretende perder peso, um dos primeiros aspetos a considerar é a dieta. Há sempre uma nova dieta da moda, que é cada vez mais restritiva. Por serem tão difíceis de manter, as pessoas acabam por voltar aos seus hábitos antigos e recuperam o peso. Quem o diz é a nutricionista Natalie Allen, à Healthy.

No entanto, existem pelo menos duas dietas que superam as probabilidades: a dieta DASH e a dieta mediterrânea. Segundo a nutricionista, a ciência já mostrou que estas dietas são sustentáveis e ajudam a manter o coração saudável e a diminuir a pressão arterial a longo prazo.

De facto, de acordo com outra profissional de nutrição, Michelle Abbey, "muitas dietas são construídas à volta de uma restrição de algum alimento ou grupo de alimentos", diz à mesma publicação. "Psicologicamente, assim que nos dizem que não podemos comer X, é exatamente isso que queremos. As dietas mediterrânea e DASH enfatizam mais o que incluir e simplesmente limitam os alimentos processados, açúcares e álcool. As dietas vêm com orientações, dando-lhes uma sensação mais factual do que as dietas definidas por uma mentalidade de ‘tudo ou nada’”.

Benefícios das dietas mediterrânea e DASH

A dieta mediterrânea incentiva a escolha de produtos lácteos, peixes e aves em vez de carne vermelha, usando o azeite como fonte de gordura monoinsaturada e o consumo de frutas, legumes, pão, batata, feijão, frutos secos e sementes. Também permite um pouco de vinho tinto.

"A dieta mediterrânea é uma dieta sustentável que se concentra menos na quantidade de alimentos consumidos e mais na qualidade dos alimentos da dieta", diz Rachel Fine, nutricionista e fundadora da To The Pointe Nutrition, à Healthy. 

Já a dieta DASH concentra-se em metas nutricionais diárias e semanais. A DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) foi criada no sentido de tentar diminuir os valores de pressão arterial, e consiste num conjunto de abordagens dietéticas para promover o baixo consumo de sal. Assim como a dieta mediterrânea, enfatiza a ingestão de frutas, legumes e grãos integrais e inclui laticínios sem gordura e com pouca gordura, peixe, aves, feijão, frutos secos e óleos vegetais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório