Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Crianças com diabetes aprendem (online) a fazer gulodices saudáveis

Para celebrar o Dia da Criança, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal quer inovar e presentar os mais pequenos com “três receitas saudáveis e saborosas”. Esta tarde, pais e filhos podem assistir online a um workshop especial, que juntará à mesma mesa ‘chefs de palmo e meio’, uma pediatra, uma nutricionista, e uma psicóloga.

Crianças com diabetes aprendem (online) a fazer gulodices saudáveis
Notícias ao Minuto

11:00 - 01/06/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle APDP

A ideia da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) surgiu para assinalar o Dia da Criança mas de uma forma diferente e proporcionando aos mais pequenos “um dia especial cheio de sabor”. Sim, falamos de receitas, mais concretamente de gulodices saudáveis de que miúdos e graúdos gostam.

O workshop ‘Mini chefs em Ação’, dedicado “a crianças com diabetes tipo 1, até aos 12 anos de idade”, foi pensado como “um evento lúdico para um dia especial. Procurámos fugir do formato habitual dos ‘webinares’ a que estamos habituados (…), até porque o público a quem se dirige assim o exige. As crianças com diabetes tipo 1 e as suas famílias podem aqui encontrar um momento de distração e, simultaneamente, de aprendizagem", adianta a pediatra e coordenadora do Departamento de Crianças e Jovens da APDP, Raquel Coelho.

Por isso, esta tarde, pelas 17h30, pais e filhos poderão assistir ao workshop online, onde além de uma “conversa sobre alimentação, atividade física e os direitos universais das crianças”, em que participarão a pediatra Raquel Coelho, a nutricionista Maria João Afonso, e a psicóloga Ana Lúcia Covinhas, contará ainda com uma componente prática em que os participantes serão “convidados a entrar em ação.

E para os interessados desde já em ‘pôr a mão na massa’, eis as receitas que serão preparadas e a lista de ingredientes necessários:

Panquecas de aveia: 1 ovo; 1 banana pequena (110g); 20g flocos aveia; canela (opcional)

Salame de chocolate: 1 ovo; 200g de bolacha maria, 80g manteiga; 70g açúcar; 100g chocolate culinária; folha papel vegetal

Água aromatizada: água; 1 laranja; 1 limão; folhas hortelã

Serão ainda dadas dicas sobre “a contagem dos hidratos de carbono” e o reforço do papel de um estilo de vida ativo. “Sendo a alimentação e a atividade física dois dos pilares do tratamento e da vivência diária com diabetes, são temas sempre pertinentes na vida das famílias de crianças com diabetes tipo 1. Há que fazer ajustes e, para isso, tem que haver informação”, sustenta a nutricionista Maria João Afonso.

Também presente na conversa estará a psicóloga Ana Lúcia Covinhas, que abordará “temas simples mas que muitas vezes não são discutidos em casa”, como “o direito de viver em liberdade e segurança, de termos os nossos próprios pensamentos e ideias, de termos todos os mesmos direitos, sejam quais forem as diferenças entre nós”.

Marque na agenda e às 17h30 desta segunda-feira, Dia da Criança, participe no workshop ‘Mini chefs em Ação’, através da seguinte plataforma: https://event.webinarjam.com/live/21/38rmzs1f6umuk E caso tenha alguma questão a colocar, a APDP está disponível aqui para esclarecer as duas dúvidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório