Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Sabe o que é a homeopatia? Entenda como pode impactar na saúde delas

"As dores menstruais são uma das principais causas de desconforto nas mulheres. Durante o ciclo menstrual ocorrem alterações hormonais e, ao longo dos anos, através da experiência clínica e de diversos estudos na área, tem-se vindo a demonstrar que a homeopatia ajuda a regular, além de tratar dos sintomas que causa", explica Cristina Casaseca-Aliste Mostaza, médica de família e especialista em homeopatia, num artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Sabe o que é a homeopatia? Entenda como pode impactar na saúde delas
Notícias ao Minuto

19:30 - 28/05/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Saúde da Mulher

Diferentes combinações de hormonas femininas, fatores genéticos ou ambientais e até mesmo causas desconhecidas tornam as mulheres mais vulneráveis a determinadas doenças ou condições, como cefaleias, ansiedade e infeções urinárias.

Antigamente, as terapias disponíveis eram mais escassas para doenças tipicamente femininas. Em certos momentos, a opção era recorrer a tratamentos hormonais, algo que está cada vez mais em desuso devido aos seus efeitos secundários. Deste modo, o campo de atuação veio a reduzir-se a anti-inflamatórios e analgésicos e a homeopatia apresenta-se como uma opção terapêutica a ter em consideração.

As dores menstruais são uma das principais causas de desconforto nas mulheres. Durante o ciclo menstrual ocorrem alterações hormonais e, ao longo dos anos, através da experiência clínica e de diversos estudos na área, tem-se vindo a demonstrar que a homeopatia ajuda a regular, além de tratar dos sintomas que causa.

Nas irregularidades menstruais que as mulheres mais novas apresentam, os contracetivos eram a única opção, no entanto, com os medicamentos homeopáticos abriu-se um grande leque de possibilidades para evitar esse tipo de tratamento invasivo em idades tão precoces.

Também ao longo da gravidez e mesmo na fase pós-parto, as mulheres sofrem de muitas alterações que deixam marcas. Além dos problemas relacionados à maternidade, os medicamentos homeopáticos podem ser administrados para os problemas físicos comuns derivados da amamentação, como fissuras e inflamações dos mamilos e até mesmo ajudar a promover a secreção do leite quando este não sobe naturalmente.

Estima-se que malformações congénitas associadas ao uso de medicamentos durante a gravidez representem pouco menos de 5%. Embora a percentagem não pareça alta, é importante, porque, na maioria dos casos, são evitáveis. Uma das vantagens dos medicamentos homeopáticos é que os efeitos secundários, em geral, são pouco frequentes, de intensidade leve e de natureza transitória, motivo pelo qual são frequentemente administrados durante a gravidez e amamentação, tanto em mulheres como em crianças, incluindo bebés, e podem ser usados em conjunto com outros tratamentos convencionais.

O que se verifica é que cada vez mais mulheres incluem a homeopatia durante estas diferentes fases da sua vida. Com a medicina tradicional há muitas limitações, medicamentos que não são possíveis de usar durante certas fases, como a gravidez, e a homeopatia é de grande ajuda.

Além das doenças mencionadas, a homeopatia é ainda bastante útil para aliviar estados gripais; doenças do sistema circulatório, como varizes; doenças do sistema urinário, como as infeções urinárias ou a incontinência e problemas digestivos, como náuseas e vómitos. Esta terapêutica fornece ainda uma resposta eficaz para a lombalgia, distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

Cerca de 400 mil profissionais de saúde em todo o mundo já incluem medicamentos homeopáticos na sua prática clínica, tanto como terapêutica de primeira escolha, em associação com outros medicamentos ou em complemento de outras terapêuticas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório