Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Gene defeituoso ligado à demência duplica risco de Covid-19 severa

Uma nova pesquisa apurou que pessoas portadoras de duas cópias defeituosas do gene APoE4 estão mais predispostas a ficarem gravemente doentes com Covid-19.

Gene defeituoso ligado à demência duplica risco de Covid-19 severa
Notícias ao Minuto

09:05 - 27/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Demência e Covid-19

O líder do estudo, David Melzer, professor de epidemiologia e de saúde pública na Universidade de Exeter, no Reino Unido, disse: "várias pesquisas sugerem que pessoas que sofrem de demência apresentam um risco significativamente mais elevado de desenvolverem quadros graves de Covid-19". 

"Este estudo sugere que este risco exacerbado não se deve simplesmente aos efeitos da demência, envelhecimento ou fragilidade, ou exposição ao vírus nos lares". 

Acrescentando: "o efeito pode dever-se em parte a uma característica genética inata, que coloca estes indivíduos mais predispostos tanto a sofrerem de demência como de Covid-19". 

O estudo - publicado no periódico Journal of Gerontology: Medical Sciences - analisou dados provenientes do UK Biobank, um instituto que armazena as informações genéticas e de saúde de 500 mil indivíduos. 

Os investigadores apuraram que pessoas portadores de duas cópias defeituosas do gene APoE4, associado à demência, apresentam o dobro do risco de adoecerem gravemente com Covid-19, comparativamente a quem não é portador dessa mutação genética. 

Indivíduos de ascendência europeia têm uma maior probabilidade de serem portadores de duas cópias anormais do gene. 

Chia-Ling Kuo, co-autora do estudo, docente na Escola de Medicina na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, afirmou: "são notícias muito animadoras porque agora talvez possamos determinar como esse gene defeituoso torna os indivíduos mais vulneráveis à Covid-19".

"E tal poderá levar à descoberta de novos tratamentos", concluiu. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório