Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19 pode não ser transmitida por superfícies. Investigador explica

No seu último relatório, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma ainda não ter encontrado evidências conclusivas de que o SARS-CoV-2 se possa transmitir através do contacto com superfícies contaminadas.

Covid-19 pode não ser transmitida por superfícies. Investigador explica
Notícias ao Minuto

17:21 - 22/05/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Esta semana, a Organização Mundial de Saúde afirmou não ter provas de que o SARS-CoV-2 se possa transmitir através do contacto com superfícies contaminadas. Um informação que vem contradizer vários estudos científicos que apontam para a sobrevivência do vírus em algumas superfícies até 72 horas.

Em comunicado, o investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Miguel Castanho, explica que "os estudos científicos são feitos em condições controladas, tipicamente com superfícies de materiais puros, limpos, em temperatura e humidade controlada. Estes estudos estabelecem que o SARS-CoV-2 tem um potencial de se manter ativo por períodos mais ou menos longos, que variam entre horas e dias. O que a OMS vem dizer é que esse potencial pode eventualmente não se concretizar na maioria das condições práticas do dia a dia, isto é, não existe prova que esse potencial esteja a ser efetivamente uma via de contágio muito significativa", esclarece.

Segundo o mesmo, "um vírus não tem metabolismo próprio nem se multiplica por si só - para isso precisa de uma célula. Não é considerado vivo por esta razão, embora consiga interferir com a vida. Quando interage com células onde consegue entrar, transforma as células em 'fábricas' de novos vírus. Contudo, para interferir com uma célula, os vírus têm de ter composições e estruturas bem definidas. As moléculas que compõem os vírus e a sua organização são relativamente frágeis. Dentro do organismo do hospedeiro as condições são amenas para os vírus: a temperatura varia pouco, o pH é relativamente constante e todo o ambiente é biológico". Contudo, quando fora de um organismo vivo, na maior parte das condições do meio em que vivemos, os vírus ficam sujeitos a condições físicas e químicas, como variações de temperatura, desidratação, oxidações, adesão a superfícies gordurosas, etc, que podem acabar por destabilizá-los e inviabilizar a sua ação.

Dito isto, Miguel Castanho acredita que a "transmissão mais significativa e mais favorável aos vírus é a passagem de uma pessoa diretamente para outra pessoa, em partículas exaladas por uma e inaladas por outra. Havendo contágio através dos objetos, ele não será tão significativo; além das condições adversas que os vírus podem enfrentar sobre os objetos, a transmissão é muito indireta: exalação de uma pessoa - mão dessa pessoa - objeto - mão da outra pessoa - cara da outra pessoa - vias respiratórias". Ainda assim, o investigador reforça que "devemos ser cautelosos e alguns procedimentos simples podem fazer a diferença: uso de máscara sempre que há proximidade de outras pessoas e lavagem das mãos" e, conclui, "não podemos controlar a desinfeção de todos os objetos, mas podemos controlar a lavagem das nossas mãos e mantermo-nos protegidos".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório