Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Atração fatal. Fumar aumenta recetores para coronavírus nos pulmões

O fumo é responsável por impulsionar os pulmões a produzirem a enzima ACE2 em quantidades mais elevadas. Sendo que esta enzima é usada pelo novo coronavírus ou SARS-CoV-2, que causa a doença da Covid-19, para se fixar nas células do corpo humano.

Atração fatal. Fumar aumenta recetores para coronavírus nos pulmões
Notícias ao Minuto

09:50 - 21/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19 e tabaco

Fumo do tabaco e a enzima ACE2: pode dizer-se que se trata de uma verdadeira atração fatal ou uma relação de dependência com consequências potencialmente trágicas para o ser humano.

Um estudo realizado por investigadores do Laboratório Cold Spring Harbor, nos Estados Unidos, aponta que o fumo potencia os pulmões a produzir índices mais elevados de ACE2, a enzima 'preferida' do SARS-CoV-2 para se infiltrar nas células.

A descoberta, publicada na revista Developmental Cell, e divulgada pela revista Galileu, pode justificar o motivo porque os fumadores parecem estar mais suscetíveis de sofrerem de Covid-19. De acordo com um estudo publicado em abril, os fumadores apresentam uma probabilidade 14 vezes mais elevada de sofrerem de casos mais graves da infeção

"Começamos a reunir todos os dados que pudemos encontrar", afirmou Jason Sheltzer, co-autor do estudo, num comunicado emitido à imprensa.

"Quando reunimos tudo e começamos a analisar, vimos que tanto os ratos que haviam sido expostos ao fumo em laboratório quanto os humanos que eram fumadores registaram um aumento significativo da ACE2", acrescentou. 

O tabaco aumenta o predomínio de células caliciformes produtoras de muco que, por sua vez, produzem mais ACE2 nos pulmões e elevam significativamente a suscetibilidade ao SARS-CoV-2.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório