Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Lavar mãos este número de vezes reduz risco de Covid-19 em um terço

Lavar as mãos mais de seis vezes por dia reduz o risco de infeção pelo SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, em um terço, sugere uma nova pesquisa.

Lavar mãos este número de vezes reduz risco de Covid-19 em um terço
Notícias ao Minuto

08:44 - 20/05/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Académicos da instituição de ensino superior University College London, no Reino Unido, afirmam que o estudo por eles realizado prova que higienizar adequada e regularmente as mãos pode servir como escudo contra o SARS-CoV-2. 

Segundo a BBC, a equipa analisou os dados de 1.633 britânicos que haviam adoecido durante três invernos. Os participantes descreveram como era a sua rotina de higiene, e os cientistas identificaram várias infeções virais - provocadas por outros tipos de coronavírus - a partir da recolha de amostras do muco nasal.

No decorrer do estudo os investigadores apuraram que lavar as mãos frequentemente, nomeadamente entre seis a dez vezes por dia, reduz em 36% o risco de infeção comparativamente a quem não o faz. 

Os especialistas afirmam que os dados apurados indicam que lavar as mãos combate eficazmente os coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2 que causa a Covid-19.

A investigadora Sarah Beale disse: "dado que a Covid-19 parece remeter para mecanismos de transmissão semelhantes a outros coronavírus sazonais, estes achados apoiam a tese do efeito protetor de higienizar bem as mãos durante esta pandemia". 

"Também sabemos que quanto mais longa for a lavagem e o seu contexto, por exemplo antes de comer - menor o risco geral de influenza". 

A pesquisa foi publicada no periódico Wellcome Open Research.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório