Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

O que o chá, o vinho e chocolate têm em comum? Previnem esta doença

Um novo estudo apurou que o consumo de chá, vinho, chocolate preto e de certas frutas e vegetais pode diminuir significativamente o risco de desenvolver demência, e sobretudo o tipo mais comum desta enfermidade - a doença de Alzheimer. E tudo isto se deve ao alto teor em flavonoides presentes nestes alimentos.

O que o chá, o vinho e chocolate têm em comum? Previnem esta doença
Notícias ao Minuto

12:14 - 19/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doenças

Segundo a publicação Live Science, os flavonoides são um grupo de fitonutrientes responsáveis pelas cores vivas dos legumes e frutas, juntamente com os carotenoides. Estas substâncias são igualmente conhecidas pelos seus benefícios para a saúde, tais como a regulação da tensão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, contribuírem para uma pele bonita, jovem e protegida, e principalmente por protegerem e melhorarem o funcionamento do cérebro. 

No novo estudo, os investigadores determinaram como o consumo de dietas ricas em flavonoides ajudou atenuar o risco de demência e de Alzheimer em 2,800 indivíduos, com 50 ou mais anos de idade.

Os cientistas indicaram que apesar de ainda não existir um tratamento eficaz ou cura contra a doença de Alzheimer e outras demências, existem "fatores de risco modificáveis" que podem sim diminuir o risco de desenvolver estas condições. Entre esses fatores está o tipo de regime alimentar e como tal os académicos procuraram evidências de como os alimentos ricos em flavonoides podem potencialmente reduzir o risco de demência. 

No ínicio da pesquisa, nenhum dos participantes sofria de Alzheimer ou de demência. Contudo após algum tempo, um número deles foi diagnosticado com essas doenças neurológicas degenerativas. Tendo como base os levantamentos realizados, os investigadores apuraram que aqueles que haviam consumido mais alimentos e bebidas ricas em flavonoides diminuíram drasticamente os riscos associados ao declínio cognitivo. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório