Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Coronavírus no sémen. Evite ter relações sexuais este número de dias

Especialista alerta que indivíduos que estejam a recuperar do novo coronavírus ou SARS-CoV-2, causador da Covid-19, devem aguardar cerca de 30 dias até terem sexo novamente.

Coronavírus no sémen. Evite ter relações sexuais este número de dias
Notícias ao Minuto

09:10 - 19/05/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19 e sexo

O alerta surge devido ao receio de que a Covid-19 possa ser afinal sexualmente transmissível, após terem sido identificados resquícios do vírus nos espermatozoides de homens infetados

No seguimento da descoberta, e de acordo com o jornal britânico The Sun, um médico e investigador do Departamento de Controlo de Doenças Tailandês, pacientes que venceram a doença devem abster-se do sexo durante pelo menos um mês. 

Citando um estudo chinês que alertava para o facto de que o sémen pode ser portador do SARS-CoV-2, Veerawat Manosutthi acrescenta ainda que as pessoas devem evitar beijarem-se. 

Manosutthi salienta que as pessoas devem "usar preservativo quando começam a ser novamente sexualmente ativas mesmo após terem passado 30 dias".  

A pesquisa chinesa analisou os dados recolhidos relativamente a 38 homens que haviam contraído a doença - 15 ainda estavam internados no hospital e 23 já estavam recuperados. 

Os investigadores detetaram que seis homens, ou 16%, apresentavam o vírus SARS-CoV-2 na respetiva amostra de esperma que haviam disponibilizado - e dois desses indivíduos já estavam recuperados da doença da Covid-19. 

A taxa de infeção

Cientistas sugerem que o novo coronavírus pode persistir durante mais tempo nos testes e ser mais tarde propagado através do sexo. 

Num artigo publicado no periódico científico JAMA Network Open, o investigador Shixi Zhang, do Hospital Municipal de Shangqiu, afirmou: "a sobrevivência do SARS-CoV-2 no sémen de pacientes em recuperação mantém a probabilidade de infetar outras pessoas". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório