Sintomas. Modo como fala e se movimenta pode indicar se sofre de Covid-19

Especialistas alertam que indivíduos que apresentam dificuldades em falar podem estar infetados com o novo coronavírus, causador da doença da Covid-19.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
19/05/2020 08:37 ‧ 19/05/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Organização Mundial de Saúde

Os sintomas mais comuns da Covid-19 incluem febre ou uma tosse seca persistente, contudo à medida que a pandemia avança e cada vez mais pessoas são infetadas com o SARS-CoV-2 ou novo coronavírus surgem novos elementos que podem ser sinónimo de que alguém está doente. 

E agora a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que apresentar dificuldades de se expressar oralmente ou a perda da fala em doentes com a Covid-19 pode manifestar-se ainda juntamente com perda de movimentos. Alertando para que os indivíduos que manifestem estes sintomas consultem de imediato um médico ou profissional de saúde.

A conclusão surge decorrente da realização de mais estudos que analisaram o papel da boca na disseminação do vírus. 

Ao explicar a doença da Covid-19 e respetivos sintomas a OMS disse: "a maioria das pessoas infetadas com o SARS-CoV-2 experienciam algum tipo de patologia pulmonar, de ligeira a moderada, sem necessitarem de nenhum tipo de tratamento". 

"Sintomas sérios incluem: dificuldade em respirar ou falta de ar, dor e pressão no peito, perda do discurso ou de movimento". 

Adicionalmente, muitas vezes indivíduos curados do novo coronavírus deixam temporariamente de conseguir articular qualquer tipo de discurso, isto devido à pressão que o vírus exerce nos pulmões - o que por sua vez pode causar falta de ar, e consequentemente incapacidade de falar. 

Segundo a OMS, alguns doentes relataram que antes de serem hospitalizados com Covid-19 não conseguiam articular uma frase do ínicio ao fim. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas