Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

País de Gales investiga o papel de adesivos de nicotina contra a Covid-19

Se o tabaco agrava a Covid-19, a nicotina pode preveni-la? Depois de França, também os médicos do País do Gales admitem a possibilidade.

País de Gales investiga o papel de adesivos de nicotina contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

09:09 - 18/05/20 por Teresa David

Lifestyle Covid-19

No mês passado, um grupo de especialistas franceses do hospital La Pitié-Salpêtrière afirmou que a nicotina pode proteger contra a Covid-19, especialmente em casos mais graves, atenuando a reação imunitária excessiva do organismo. A teoria gerou controvérsia já que é sabido que os fumadores que contraem o vírus têm maior probabilidade de desenvolver uma forma grave da doença. 

O caso parecia esquecido, mas este domingo o The Guardian anunciou que um grupo de médicos do País de Gales também planeiam investigar o potencial dos adesivos de nicotina no combate à Covid-19.

"Vimos a pandemia vinda da China e, depois, as horríveis histórias de Itália, então, estávamos a fazer a nossa própria pesquisa, analisando o maior número de artigos possível", disse Jonathan Davies, do hospital Royal Glamorgan, onde os médicos rotineiramente distribuem adesivos de nicotina a pacientes com coronavírus e fumadores. 

O resultado foi um pequeno artigo publicado no British Medical Journal, que afirma que, pelo menos em fumantes crónicos, as lesões pulmonares nos infectados com Covid-19 estavam a ser exacerbadas pela retirada da nicotina. O estimulante aditivo pode interferir na produção de elementos que levam à inflamação, dizem os autores. “Claro, todas as pessoas deveriam deixar de fumar. Se é fumador, corre o risco de ter todas as complicações secundárias se o vírus persistir ”, esclarece Davies. Porém, sugere que nesses casos a nicotina poderia ser usada como complemento.

Segundo a professora Judith Hall, da Cardiff University, a ideia é interessante, embora seja difícil provar o seu valor. "Obviamente, iniciar testes é um processo complicado e demorado, mas precisamos de tentar avançar com novas ideias o mais rapidamente possível nesta crise", disse.

Leia Também: Estudo afirma que a nicotina pode proteger contra a Covid-19

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório