Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

O que acontece ao cérebro quando toca em alguém que ama

Um estudo realizado na Finlândia examinou imagens de ressonância magnética que revelam uma sincronização no cérebro de casais ao beijarem-se.

O que acontece ao cérebro quando toca em alguém que ama
Notícias ao Minuto

10:35 - 12/05/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Psicologia

A pesquisa conduzida por investigadores da Universidade de Aalto e do Centro PET de Turku, observou a atividade cerebral de dez casais de modo a entender como o contacto ativa o cérebro humano, avança a revista Galileu.

No decorrer da experiência científica, os casais mantiveram contacto físico durante 45 minutos no interior de um aparelho de ressonância magnética - diga-se, colocando qualquer tipo de romantismo à parte...

"Trata-se de um método excelente para estudarmos a interação natural. As pessoas não reagem apenas a estímulos externos, mas ajustam as suas atitudes continuamente com base no que esperam que aconteça a seguir", afirma a neurocientista Riitta Hari, professora na Universidade de Aalto e co-autora da pesquisa inédita, publicada na revista especializada Frontiers in Psychiatry.

Para levar a cabo a pesquisa os investigadores tiveram que criar um novo design para a máquina, e criaram ainda duas bobinas capazes de digitalizar ao mesmo tempo os cérebros dos indivíduos. Os voluntários foram instruídos para que durante a experiência olhassem fixamente um para o outro, se beijassem e abrasassem. 

Ao analisar a atividade que ocorria no cérebro, os cientistas notaram que além das zonas motoras e sensoriais que haviam sido ativadas o cérebro dos casais também acabava por ficar  - o que se traduzia na imitação dos gestos do outro. 

"Durante a interação social, o cérebro das pessoas está literalmente sincronizado", afirma o psicólogo Lauri Nummenmaa, do Turku PET Center, num comunicado emitido à imprensa.

"A imitação mental associada aos movimentos de outras pessoas é provavelmente um dos mecanismos básicos da interação social", concluiu. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório