Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Temperatura e latitude afetam a propagação da Covid-19? Estudo responde

Um estudo realizado por investigadores do Centro de Pesquisa em Saúde Aplicada no Canadá analisou 144 zonas geopolíticas afetadas pelo novo coronavírus ou SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Temperatura e latitude afetam a propagação da Covid-19? Estudo responde
Notícias ao Minuto

11:35 - 11/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19 e calor

Investigadores afirmam que a temperatura e a latitude das cidades não representam uma relação direta com a a propagação do SARS-CoV-2. A descoberta foi publicada na passada sexta-feira, dia 8 de maio, no periódico científico Canadian Medical Association Journal, e avançada pela revista Galileu. 

A pesquisa teve em conta 144 áreas geopolíticas distintas, sendo que estes locais registavam mais de 375 mil casos confirmados de Covid-19.

Relativamente ao estudo, os investigadores canadianos pretendiam avaliar como elementos climáticos (latitude, temperatura e humidade) e as medidas dos governos (tais como o fecho de escolas, das fronteiras ou de centros comerciais e distanciamento social) influenciaram a propagação do novo coronavírus em países diferentes.

Os dados apurados detetaram que a latitude e a temperatura das cidades não está relacionada com mais casos de Covid-19. Contudo, os investigadores notaram que a humidade pode sim contribuir, ainda que pouco, na disseminação da patologia pulmonar.

"Quanto mais intervenções de saúde pública uma área tiver, maior será o impacto na redução do crescimento da epidemia, e o achatamento da curva de contágio", disse a investigadora Dionne Gesink, num comunicado emitido aos meios de comunicação social.

Leia Também: Covid-19. Telemóveis atuam como 'cavalos de Troia' na propagação do vírus

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório