Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19 e 'hipoxia feliz'. Seis sintomas da condição misteriosa que mata

A 'hipoxia feliz' ou 'hipoxia silenciosa' é uma condição que está a intrigar médicos de todo o mundo, isto porque permite que doentes infetados com o novo coronavírus conversem e riam - quando deveriam estar a lutar para simplesmente conseguirem respirar.

Covid-19 e 'hipoxia feliz'. Seis sintomas da condição misteriosa que mata
Notícias ao Minuto

08:43 - 11/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sintomas de hipoxia

Pacientes que sofrem desta condição apresentam níveis de oxigénio suficientemente baixos para causar perda de consciência ou morte, contudo, e curiosamente, este indivíduos podem estar ao mesmo tempo sentados na cama a falar e a rir como se nada fosse, explica um artigo publicado na CNN

Por isso mesmo muitos doentes estão a chegar ao hospital quando o vírus já progrediu perigosamente devido aos sintomas silenciosos provocados pela hipoxia. Os médicos creem inclusive que esse possa ser um motivo que justifica o facto de estarem a morrer indivíduos cada vez mais novos vítimas da Covid-19, sem aparentes problemas de saúde prévios. 

A 'hipoxia feliz' faz com que os níveis de concentração de oxigénio no corpo decaiam em cerca de 60% nos doentes infetados com o novo coronavírus ou SARS-CoV-2. 

Contudo, alguns pacientes não se sentem desconfortáveis de todo, e é por isso mesmo que a condição não é muitas vezes detetada pelos clínicos. 

Eis os sinais de hipoxia silenciosa e como estes afetam quem sofre de Covid-19

Aperto no peito

Segundo o médico Richard Levitan, doentes com 'hipoxia feliz' apresentam frequentemente sintomas ligeiros da Covid-19 durante alguns dias antes de começarem a experienciar um aperto dramático no peito. O médico explicou à CNN que a maioria dos pacientes acaba por queixar-se de ter dificuldade em respirar profundamente ou de sentir um aperto doloroso no peito. 

Níveis baixos de oxigénio

Pessoas que sofrem de hipoxia geralmente não se apercebem que têm a condição. Normalmente, os níveis de oxigénio baixam para cerca de 60% e para monitorizar estes pacientes é necessário o uso de um oxímetro

Levitan referiu: "níveis normais de saturação do oxigénio no sangue estão entre os 95 e 100%, e qualquer coisa a baixo dos 90% é considerado anormal". 

Dor ao respirar

Raio-x feitos a pacientes com hipoxia são semelhantes aos de doentes com pneumonia. Ainda assim, muitos pacientes conseguem permanecer em estado de alerta e manter uma conversa, assim como por exemplo usar o telemóvel e as redes sociais. 

Levitan salientou: "é terrível porque quando a pessoa finalmente se apercebe que está com dificuldade para respirar e procura ajuda, muitas vezes já está perigosamente doente. Em última instância, alguns pacientes necessitam de ventilador. Os níveis de dióxido de carbono aumentam nos pulmões, dá-se a acumulação de fluído e o órgão fica subitamente rijo, o que leva à ocorrência da chamada falência respiratória aguda". 

Respiração rápida e errática

Como os pacientes se tornam incapazes de respirar profundamente devido à dor que sentem ao fazê-lo, a respiração tende a tornar-se mais acelerada à medida que o indivíduo começa a entrar em pânico. 

Suor excessivo

Os especialistas apontam que transpirar excessivamente sem causa aparente, como por exemplo por praticar exercício físico ou estar a exposto a uma temperatura elevada, pode ser um sinal de que está a ser afetado pela condição. 

Lábios azulados ou alteração de cor da pele

Se notar uma alteração na cor dos lábios ou da pele - que pode oscilar entre o vermelho ao roxo - tal pode ser um indício de que o corpo está a tentar combater a infeção.

Leia Também: 'Hipoxia feliz': Condição misteriosa em doentes Covid-19 intriga médicos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório