Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Personaliza a tua casa': Sofia Parapluie convida-o a decorar e cozinhar

A crafter portuguesa Sofia Parapluie, apaixonada por decorações inspiradas no estilo de vida nórdico, é a protagonista de 'Personaliza a tua casa', o novo programa do canal Casa e Cozinha, que estreia hoje, dia 8 de maio, pelas 10h30. O Lifestyle ao Minuto falou com a artesã para saber um pouco mais sobre esta produção nacional.

'Personaliza a tua casa': Sofia Parapluie convida-o a decorar e cozinhar
Notícias ao Minuto

08:10 - 08/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Entrevista

O novo programa de dicas para o lar pretende inspirar os portugueses a transformar e criar peças decorativas, dando uma nova vida às suas casas. 

Logo no primeiro episódio será convidado a visitar a histórica cidade de Amarante para conhecer o atelier de tecelagem da artesã Marta Cruz, convidada pelo designer francês Christian Louboutin a criar peças artesanais que integraram a famosa carteira Portugaba, uma ode a Portugal totalmente feita à mão.

'Personaliza a tua casa' promete ser uma lufada de ar fresco para estes tempos que requerem um maior isolamento e tornar a experiência de 'estar sempre em casa' numa verdadeira aventura de conhecimento e criação.

No que consiste o programa 'Personaliza a tua Casa'. O que os espetadores podem esperar?

O programa 'Personaliza a tua casa' além de dar dicas de decoração, viaja de Norte a Sul do país visitando artesãos e dando a conhecer técnicas tradicionais como tecelagem, cerâmica, calçado, azulejos, olaria ou cortiça, ao longo de 22 episódios em estreia exclusiva no canal Casa e Cozinha.

A Sofia aceitou de imediato este desafio? Fale-nos um pouco sobre si e percurso profissional?

Quando o canal Casa e Cozinha me contactou para falar sobre esta possibilidade, nunca pensei ser escolhida, pois não tinha nenhuma experiência em televisão. O meu blog Sofia Parapluie foi criado em 2012, quando me mudei com a minha família para a Alemanha, depois de vivermos dois anos em Espanha. Como tinha mais tempo livre dedicava-me a partilhar no blog os meus projectos de DIY. Não sei estar quieta, por isso tento ter sempre algo em mãos. Voltámos para Espanha e o blog cresceu, criei a conta de Instagram, onde encontrei uma comunidade que também era apaixonada pelos mesmos temas que eu, como decoração, projectos de DIY e estilo de vida nórdico.

Formei-me em educação infantil e trabalhei em escolas até 2017. Depois de nascer a minha filha mais nova, decidi dedicar-me a 100% a este projecto e, em 2019, quando me convidaram para fazer a versão portuguesa deste programa com tanto êxito em Espanha nem quis acreditar. Foi uma experiência muito positiva, adorei fazer cada episódio.

Notícias ao MinutoSofia Parapluie© DR

Entre culinária e decoração, conte-nos algumas ideias e dicas que irão dar aos portugueses.

Em cada episódio de 'Personaliza a tua casa' vamos propor ideias muito bonitas e surpreendentes que vão fazer com que os espectadores fiquem com muita vontade de procurar os materiais para reproduzir os projetos.

Serão dicas 'fáceis' que todos poderão seguir?

Acho que vamos ver em muitas casas as propostas do 'Personaliza a tua casa'. Em cada programa sugiro três projetos, um mais elaborado e dois bastante mais fáceis. Tenho uma grande preocupação em sugerir projetos fáceis de reproduzir, tanto no que diz respeito a materiais como em funcionalidade. Todos eles são bastante acessíveis.

Os portugueses poderão 'reciclar' objetos que já têm em casa?

Sim! Há muitos projetos para dar uma nova vida a objectos que já temos em casa. Tivemos a preocupação de incluir bastantes propostas que reutilizem materiais, no sentido de estimular um estilo de vida mais sustentável.

Que personalidades, chefs e artesãos podemos esperar entre os convidados?

Os 22 artesãos de cada programa têm diferentes histórias e percursos de vida. Adorei conhecer tanta gente talentosa como, por exemplo, a Anna Westerlund que faz cerâmicas incríveis ou a Marta Cruz que já fez uma parceria com Christian Louboutin, são alguns dos artesãos entrevistados.

Com este período de isolamento e distanciamento em que vivemos acha que os trabalhos e atividades e manuais podem ajudar a saúde mental?

Sem dúvida. Quando estamos ocupados a criar algum projeto de trabalhos manuais estamos focados no aqui e agora, transformando esse instante num momento de mindfulness. Criar algo desde o zero, ou dar uma nova utilidade a um objeto, também contribui muito para a melhoria da autoestima. Eu acredito mesmo que é uma atividade que melhora a nossa saúde mental e que devia estar mais presente no nosso percurso académico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório