Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Pela saúde do seu coração, beba este número de cafés por dia

Segundo um estudo norte-americano beber entre uma a quatro chávenas de café por dia é benéfico para a saúde cardiovascular.

Pela saúde do seu coração, beba este número de cafés por dia
Notícias ao Minuto

19:25 - 07/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Benefícios da cafeína

"O café que não é filtrado contém substâncias que aumentam o colesterol 'mau' [LDL] no sangue. O uso de um filtro remove-as e reduz o risco de enfarte e morte prematura" disse Dag Thelle, o líder da nova pesquisa. 

De acordo com o estudo publicado no periódico científico European Journal of Preventive Cardiology, a não filtragem do café está diretamente correlacionada com o aparecimento de inúmeras doenças.

Os investigadores garantem que um chávena de café filtrado contém 30 vezes menos substâncias lipídicas, ou seja matéria gorda, comparativamente a outras preparadas de modo diferente. 

O estudo

A equipa de cientistas analisou, entre 1985 e 2003, os hábitos de beber café de 508.747 homens e mulheres saudáveis, de idades compreendidas entre os 20 e 79 anos. Os voluntários responderam a um questionário no qual relataram a variedade de café ingerido, tendo sido acompanhados durante 20 anos. Nesse espaço temporal, registou-se a morte de 46.341 participantes, em que 12.621 dos casos resultaram de uma doença cardiovascular e 6.202 por ataque cardíaco.

Ao examinarem a saúde dos indivíduos, incluindo o seu estilo de vida e dieta, os cientistas concluíram que a ingestão de café filtrado está relacionada a uma probabilidade 15% menor de morte por qualquer causa.

Relativamente ao coração, o consumo da bebida reduziu as chances de morte por motivos cardíacos em 12% nos homens e 20% nas mulheres, comparativamente a pessoas que não bebem qualquer café. Adicionalmente, a taxa de mortandade revelou ser menor entre os indivíduos que bebem diariamente entre uma a quatro chávenas de café filtrado. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório