Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19. Telemóveis atuam como 'cavalos de Troia' na propagação do vírus

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bond, alerta que os smartphones podem ser o habitat perfeito para um cocktail diverso de germes, incluindo o novo coronavírus.

Covid-19. Telemóveis atuam como 'cavalos de Troia' na propagação do vírus
Notícias ao Minuto

07:53 - 06/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Propagação do coronavírus

Os investigadores australianos estão a recomendar vivamente para que os indivíduos descontaminem regularmente os seus telemóveis

Para efeitos daquela pesquisa, os cientistas analisaram 56 estudos que haviam sido realizados previamente, e detetaram a presença de E.Coli e de estafilococo - sendo que estes são os micróbios mais comummente encontrados nesses aparelhos.

Lotti Tajouri, professor e líder do estudo, descreveu os smartphones como "hotéis de cinco estrelas com os melhores spas e buffets a partir dos quais os micróbios se alimentam incessantemente". 

Acrescentando: "falamos através deles e lá depositamos gotículas que podem estar repletas de vírus e bactérias - é só escolher. Comemos com eles, ou seja ainda fornecemos nutrientes aos micro-organismos. 

Tajouri alertou ainda que em média tocamos no telemóvel cinco mil vezes por dia. 

"Sabemos através do Centro de Controlo de Doenças e Prevenção (CDC) que 80% de todas as infeções que afetam os humanos estão associadas às mãos", disse.

"Pode lavar as mãos as vezes que entender - como deve - mas se depois toca num smartphone contaminado estar-se-à também a contaminar novamente a si próprio. Pense no seu telefone como uma terceira mão". 

Os investigadores sugerem ainda que os smartphones podem ser os responsáveis diretos pela rápida propagação do novo coronavírus

"A velocidade extraordinária de contágio do SARS-CoV-2 que tem intrigado os cientistas pode dever-se ao facto dos telemóveis estarem a espalhar o vírus por todo o lado", afirmou o professor. 

"Afinal, estes objetos estão em todo lado, viajam em aviões, cruzeiros e comboios".

Concluindo: "vamos levar esta hipótese a sério. Se limparmos o telemóvel diariamente e esse gesto fizer a diferença então podemos estar a contribuir ativamente para o achatamento da curva da Covid-19 e a salvar vidas". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório