Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Coronavírus pode permanecer nos olhos mesmo após sintomas desaparecerem

Investigadores italianos reportaram um caso de uma paciente com Covid-19 que apresentava partículas virais infecciosas nos olhos, muito tempo após a infeção já não afligir as vias respiratórias.

Coronavírus pode permanecer nos olhos mesmo após sintomas desaparecerem
Notícias ao Minuto

12:00 - 27/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

A mulher de 65 anos, terá voado da cidade de Wuhan, na China, para Itália em janeiro, e começado a experienciar sintomas de infeção pelo novo coronavírus, causador da doença da Covid-19, cinco dias depois. 

A doente foi internada no hospital um dia depois e então testou positivo. 

No terceiro dia de internamento, os médicos recolheram amostras dos olhos da mulher, e apuraram que esta tinha material genético pertencente ao novo coronavírus ou SARS-CoV-2 nos olhos. 

Os médicos continuaram a recolher amostras diárias da vista, e detetaram que o vírus permaneceu nos olhos durante 21 dias. 

Apesar de o vírus ter permanecido indetetável em ambos os globos oculares e nariz por alguns dias, foi ainda identificado numa amostra recolhida após 27 dias. 

Surpreendentemente, os testes laboratoriais das amostras retiradas dos olhos revelaram que o vírus ainda permanecia infecioso

Relativamente ao caso, que foi descrito num artigo publicado no periódico científico Annals of Internal Medicine, os investigadores, liderados pela médica e professora Francesca Colavita, escreveram: "o RNA de SARS-CoV-2 foi detetado em amostras oculares dias após já permanecer indetetável em amostras nasais". 

"Apurámos que os fluídos oculares dos pacientes infetados com o SARS-CoV-2 podem conter o vírus infecioso e como tal podem ser uma fonte potencial de infeção".

Acrescentando: "estas descobertas salientam a importância de adotar medidas de controlo, tais como evitar tocar no nariz, boca, olhos e a necessidade de lavar frequentemente as mãos".

Este caso de estudo surge pouco tempo depois dos especialistas terem revelado que 3% dos doentes com o novo coronavírus desenvolvem sintomas associados a conjuntivite. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório