Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Sistema imunitário: O papel da vitamina C contra as infeções pulmonares

Neste mês de abril, considerando o contexto da pandemia de Covid-19, o Lifestyle ao Minuto dá destaque ao sistema imunitário. Assim, a rubrica 'Alimento do Mês' é da autoria da nutricionista da Detox in a Box, Inês Ruivo, que nos fala acerca da relação entre a imunidade e a alimentação, enfatizando o papel da vitamina C na prevenção e no combate de infeções pulmonares.

Sistema imunitário: O papel da vitamina C contra as infeções pulmonares
Notícias ao Minuto

07:50 - 28/04/20 por Teresa David

Lifestyle Alimento do mês

Nunca a vida nos mostrou tão claramente a importância de nos mantermos saudáveis. A nossa saúde e o nosso sistema imunitário são as nossas principais armas contra qualquer ameaça, seja esta uma bactéria, um vírus ou uma doença.

Nos estranhos tempos em que vivemos somos lembrados que, na ausência de um tratamento eficaz, 'apenas' podemos contar com o nosso sistema imunitário. E, nem de propósito, a Primavera traz com ela alguns dos alimentos mais ricos num ingrediente essencial para o sistema imunitário: a vitamina C! A laranja, o limão, o morango, a cereja e os mirtilos – frutas da época e excelentes fontes desta vitamina tão importante.

A vitamina C ou ácido ascórbico, além de ser um poderoso antioxidante, desempenha várias funções de suporte ao sistema imunitário, sendo particularmente importante na prevenção e combate de infeções pulmonares – o que a torna protagonista no combate à Covid-19, um vírus que ataca principalmente as vias respiratórias

É um nutriente essencial que não pode ser sintetizado pelo nosso organismo pelo que dependemos exclusivamente da sua ingestão alimentar. Por outro lado nós também não somos capazes de armazenar a vitamina C por muito tempo, sendo assim necessária uma ingestão regular e adequada para evitar a hipovitaminose. O ideal é a ingestão de uma fonte alimentar de vitamina C de 6 em 6 horas pois este é o tempo médio de sobrevida desta vitamina na corrente sanguínea.

Além das frutas da época, a Primavera também nos presenteia com outras fontes riquíssimas de vitamina C: a acelga, a salsa, os coentros, os espinafres e os grelos! Mas atenção, estes devem ser consumidos crus ou muito pouco cozinhados de forma a preservar a concentração em vitamina C.

Vamos então aproveitar o que a Primavera tão convenientemente nos traz e dar asas à imaginação! Podemos começar por temperar as saladas com doses generosas de salsa e coentros, e para quem não gosta de acelga ou espinafres crus nas saladas, que tal experimentar um sumo verde de manhã ou ao lanche? Ficam deliciosos com laranja ou morangos! A fruta em sumo natural ou de preferência 'in natura' podem estar presentes em qualquer momento do dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório