Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O efeito que o pós-pandemia vai ter na saúde mental dos portugueses

Mesmo após o fim do Estado de Emergência portugueses vão ter pânico de sair de casa, afirmam psicólogos. Estima-se ainda que ocorra um aumento de casos de depressão, tendências suicidas e de transtorno obsessivo compulsivo.

O efeito que o pós-pandemia vai ter na saúde mental dos portugueses
Notícias ao Minuto

15:20 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19 e depressão

Os portugueses poderão agravar muito significativamente o seu equilíbrio emocional e mental com o atual Estado de Emergência, com 55% a revelarem-se mais stressados no período Covid-19 e, destes, 48% apontam as causas para a perda de rendimentos, enquanto 45% para o confinamento em casa, revela um inquérito da Fixando junto de 600 psicólogos e 1.200 famílias. Os psicólogos consideram mesmo que, a médio prazo, surgirá o pânico de sair de casa e, a longo prazo, surgirão patologias como transtorno obsessivo compulsivo. 

“Em algumas pessoas haverá certamente o aparecimento ou recaídas de quadros depressivos e ansiosos. A ansiedade já era uma das perturbações mentais que mais afetava os portugueses e continua a sua ascensão”, comenta um psicólogo que preferiu o anonimato. 

No entender dos profissionais esta ansiedade poderá agora aparecer sobre outras formas como os ataques de pânico, agorafobia, fobia social e stress pós-traumático, especialmente nos profissionais de saúde. 

“Na grande maioria o impacto será negativo, com agravamento de sintomas psicopatológicos, necessitando de uma maior rede pública e gratuita para o acompanhamento em psicologia, correndo o risco do aumento de antidepressivos e ansiolíticos sem a vigilância e orientação adequadas, promovendo a dependência de fármacos”, alerta a psicóloga Nádia Rala.

E entre os casais?

Segundo o inquérito, é consensual que o confinamento vai trazer um aumento das dificuldades financeiras e emocionais, o que se traduzirá numa influência negativa sobre os comportamentos sexuais. 

Por um lado, há o impacto positivo da partilha de mais momentos juntos e em família, dividindo funções, mas, por outro lado, acabam por estar em estado de stress pela falta de previsão de futuro. 

“Depende dos casais e das pessoas. O ‘Nós’ do casal pode ser, nesta fase, um balão de oxigénio ou um copo de veneno para o ‘tu’ e o ‘eu’”, alerta outro psicólogo anónimo.

E nas famílias com crianças pequenas ou adolescentes?

Os psicólogos dizem que vai depender da adaptação de cada família, pois, geralmente, com filhos pequenos e em teletrabalho, torna-se mais difícil e irá haver mais conflito, enquanto que, com filhos adolescentes será mais suave, pois são mais independentes o que torna o dia a dia menos stressor para os pais.

“Os filhos pequenos podem apresentar sintomas de medo e ansiedade infantil porque não entendem muito bem o que está a se passar, mas percebem as diferenças entre as pessoas. É importante explicar às crianças, numa linguagem adequada o que se passa. No caso dos adolescentes também poderão apresentar sintomas de ansiedade ou depressão, que devem ser observados e acompanhados pelos pais e, se necessário, um profissional de saúde mental”, avança Elayne Nogueira, psicóloga.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório