Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Perante a Covid-19 existem nove tipos de personalidade. Qual é a sua?

Orlando Henrique é mental coach com base no Eneagrama que distingue nove tipos de personalidade.

Perante a Covid-19 existem nove tipos de personalidade. Qual é a sua?
Notícias ao Minuto

14:44 - 21/04/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Numa altura em que a ordem pública é ficar em casa devido à pandemia que Portugal está a passar, e pelo facto de ser uma situação única vivida em todo o mundo, o comportamento e as reacções de cada pessoa variam consoante cada tipo de personalidade. O Eneagrama, técnica milenar com mais de 2.500 anos, define nove tipos de personalidade onde apresenta os seus pontos-fortes e pontos-fracos, a direcção do seu crescimento, assim como atitudes e pensamentos.

Orlando Henrique, mental coach com vasta experiência baseada no Eneagrama, analisa os nove tipos de personalidade nesta quarentena, definindo o seu pensamento face a esta fase, assim como as vantagens inerentes e as dificuldades por que estão a passar. “Há que saber potenciar os pontos-fortes de cada personalidade para canalizar o seu foco da melhor forma nesta fase assim como combater os desafios que daí podem advir”, afirma Henrique.

Tipo 1 - Perfeccionista/Disciplinado

“A situação actual é uma enorme injustiça e está a ser tratada por pessoas incompetentes. Se todos respeitassem as regras e procedessem de uma forma séria nada disto teria acontecido". 

Vantagem: Criação de novas rotinas e ajuste ao novo funcionamento, enquadrado no espaço e no tempo. Tem alguma facilidade em estar focado desde que defina bem as suas prioridades e objectivos.

Dificuldade: Muito crítico com ele próprio e a gestão da sobreposição de tarefas.

Sugestão: Deverá baixar o seu julgamento interno em relação aos motivos pelos quais está de quarentena. Na sobreposição de tarefas deverá ter cuidado, por exemplo, com a limpeza e arrumações para evitar que algumas destas funções o limitem em relação ao que fazer e perceber quais as suas reais prioridades, nomeadamente o trabalho em casa, pesquisas, meditação, leituras entre outras situações.

Tipo 2 – Dador/Orgulhoso

“A situação actual requer um cuidado enorme para mantermos a sanidade, a coerência e estarmos disponíveis para ajudarmos todos os necessitados. Se todos conseguirem fazer alguma coisa extra para apoiar os médicos e enfermeiros tudo se vai resolver mais depressa e em segurança". 

Vantagem: Disponibilidade para ajudar os outros, ser útil e estar com a mente ocupada na procura da melhor solução para tudo e todos.

Dificuldade: A maior dificuldade desta pessoa é de repente verificar que a maior parte das pessoas consegue sobreviver sozinha sem a sua ajuda o que lhe pode dar um pensamento de 'dispensável'.

Sugestão: Perceber que também é importante olhar para si e verificar o que precisa, assim como pedir ajuda, dando-lhe algum conforto no seu dia-a-dia. Agora poderá fazer muitas das coisas para si que tem adiado porque está muitas vezes disponível para os outros.

Tipo 3 – Vaidoso/Realizador

“A situação actual é uma questão estrutural e requer muita capacidade para voltar a estar em condições de poder retornar à normalidade. Precisamos de nos resguardar e estarmos preparados para, assim que for possível, voltarmos às nossas batalhas e sermos novamente vencedores". 

Vantagem: A grande capacidade que tem em se adaptar a novas situações e desafios. Quer ser aquele que mais rápido se vai sentir bem.

Dificuldade: A falta de competitividade e verificação dos seus resultados, assim como estar sem objectivos definidos. Estas situações podem dar origem a um certo estado depressivo que poderá causar mal-estar e até algumas sintomatologias de doenças ou alergias. O seu estado emocional vai estar visível aos que estão por perto e que irão conhecer um outro “eu” que nunca esteve presente.

Sugestão: É essencial que perceba que o importante não é aquilo que faz mas sim aquilo que é e a sua essência como pessoa, alcançando uma maior capacidade de relativizar as vitórias.

Tipo 4 – Emotivo/Romântico

“A situação actual é uma enorme injustiça, não fizemos nada para que isto acontecesse e teria que acontecer agora que eu estava bem e numa boa situação. Vou ter de começar tudo do zero e vai ser muito mais difícil para mim. Foi mesmo azar". 

Vantagem: A sua criatividade vai permitir criar trabalhos, projectos ou inclusive realizar alguns dos seus sonhos que sempre adiou.

Dificuldade: A grande facilidade de entrar em melancolia e depressão, a falta de espaço e de muitas situações de que não gostava e agora preferia estar a executar. Por vezes dizia que gostava e precisava de estar mais tempo em casa e agora que deve estar, sente falta da sua liberdade e polivalência.

Sugestão: Precisa rapidamente de encontrar algo sustentável para fazer para evitar passar tempo em casa sem fazer nada tendo depois muita dificuldade em reagir positivamente quando a situação for ultrapassada.

Tipo 5 – Observador/Conhecimento

“A situação actual é mais uma etapa para aumentar o meu conhecimento. É, sem dúvida, um desafio mas vou ter muitas informações que vão ficar para a minha vida. Se tivessem tido mais cuidado em aprender com quem investiga estes problemas já teríamos uma vacina antes de aparecer o vírus". 

Vantagem: Estar sozinho, a ler, a estudar e investigar. Finalmente encontrou tempo para ler os livros que comprou e fazer o que lhe apetece.

Dificuldade: Partilhar o mesmo espaço 24 horas com as mesmas pessoas, mesmo sendo a sua família mais próxima.

Sugestão: Neste caso, vivendo com a família, é necessário que esta pessoa defina rapidamente um quarto ou espaço da casa exclusivamente seu, onde ficará completamente sozinho e em paz exterior e interior.

Tipo 6 – Duvidoso/Céptico leal

“A situação actual é mais um reforço de que a segurança é algo super importante em todas as atividades. Quando se perde esta capacidade todo o mundo à nossa volta pode desabar. Agora vamos ter de reconstruir e criar barreiras para estarmos defendidos para a próxima vez que esta situação acontecer". 

Vantagem: Pode e consegue criar um ambiente com qualidade no seu dia-a-dia e transformar o seu espaço, quer seja a sua casa, o seu escritório e o seu lazer.

Dificuldade: Manter a qualidade de que precisa em todo o espaço. Se viver sozinho(a) é fácil mas se viver com a família poderá rapidamente entrar em conflito pela dificuldade em manter todo o espaço saudável e com a energia de que gosta.

Sugestão: Deverá ter muita atenção aos conflitos porque os mesmos podem começar em pequenas situações insignificantes e acabar em algo drástico que poderá levar a separações. É crucial ter noção de que a qualidade mais importante que pode ter na vida é a qualidade do seu bem-estar que se traduz num estado de paz e serenidade interna.

Tipo 7 – Entusiasta/Epicurista

“A situação actual é um atentado às liberdades individuais de todos nós. É melhor para já ficarmos todos de quarentena e estarmos totalmente defendidos porque o problema é mesmo muito grave". 

Vantagem: Usar a sua mente super ágil para sonhar e projectar como vai fazer quando tudo acabar. Inclusive vai ter tempo para poder fazer alguma investigação para preparar o projecto da sua vida.

Dificuldade: A prisão e as rotinas bloqueadoras e assustadores dos seus dias. Vai querer muito continuar a fazer dezenas de coisas ao mesmo tempo, e poderá entrar em fuga mantendo a dificuldade em terminar as tarefas. Poderá criar uma ilusão de que está a conseguir adaptar-se às rotinas, mas ser uma fuga para uma realidade que tem dificuldade em assumir.

Sugestão: Para não cair em rotinas, a indicação é criar espaços de trabalho diferenciados diariamente; tanto poderá ser num local diferente da sua secretária, como alternar entre a sala, o escritório, a cozinha ou o quarto.

Tipo 8 – Controlador/Patrão

“A situação actual é um enorme problema, mas grandes problemas resolvem-se com grandes soluções. Vai ser necessário criar estruturas mais fortes e seguras para que isto não nos volte a acontecer, nem que seja preciso fechar fronteiras e erguer barreiras para estarmos mais protegidos". 

Vantagem: Sentir que consegue estar seguro e ter o controlo de todo o seu dia. Poderá continuar a exercer a sua autoridade online e, deste modo, ainda se sentir mais seguro(a) por estar mais resguardado.

Dificuldade: O medo e o isolamento são os maiores stresses desta pessoa. O não conseguir controlar e dominar a pandemia e também não prever quando voltará ao estado normal poderá causar um nível de ansiedade em que irá ficar bastante reactivo com as pessoas que estejam por perto.

Sugestão: Deve procurar, em tudo o que faz, estar mais focado nos outros do que nele próprio, ou seja, deve estar mais direccionado e canalizado para o outro tirando a atenção de si.

Tipo 9 – Harmonioso/Pacificador

“A situação actual é algo que tem de se resolver com diplomacia e paciência. Se nos dizem para ficar em casa, vamos aceitar e agradecer. Não devemos lutar contra algo que desconhecemos; isso sim, é um problema maior". 

Vantagem: Estar em casa resguardado enquanto existe uma enorme turbulência pandémica à sua volta. Sabendo que a acção certa é ficar em casa irá aceitar de um modo razoável.

Dificuldade: A sua procrastinação pode resultar de alguma associação à inacção. Quando finalmente tem tempo para fazer algo que sempre adiou, pode entrar numa inacção comprometedora de modo a que desvalorize o que seria realmente importante. A sua grande capacidade de harmonização de grupos ou conflitos fica reduzido ao seu espaço e agregado familiar que por vezes sofre de alguma descarga ao carregar as suas baterias e deste modo pode aumentar a sua desmotivação.

Sugestão: Poderá aproveitar para fazer aqueles projectos que sempre adiou por causa de outras pessoas. Será também uma forma de contrariar a procrastinação tão característica desta personalidade que por vezes deixa para trás assuntos importantes, podendo agora dar-lhes a atenção devida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório