Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Devemos usar máscara do mesmo modo que preservativo, alerta especialista

David O'Connor, professor e investigador de doenças virais na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, afirma que devemos encarar as máscaras contra o novo coronavírus do mesmo modo que encaramos os preservativos, como meio de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Devemos usar máscara do mesmo modo que preservativo, alerta especialista
Notícias ao Minuto

13:31 - 21/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Desde o começo do surto do novo coronavírus, causador da doença da Covid-19, em dezembro de 2019, recomendações quanto ao uso ou não de máscara têm variado dependendo do país. 

Entretanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) mantém que o uso de máscara não é necessário a não ser que esteja infetado com a doença pulmonar. Contudo, e ainda assim, vários países têm encorajado a população a recorrer à utilização de máscara quando estão na rua. 

E agora um especialista norte-americano alerta que devemos encarar as máscaras de proteção da mesma forma que recorremos ao uso de preservativo para impedir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. 

David O'Connor, professor e investigador de doenças virais na Universidade de Wisconsin-Madison, explicou ao jornal Mirror Online: "se uma quantidade substancial de propagação [do novo coronavírus] ocorre antes das pessoas adoecerem, então como podemos parar isto?". 

"Quando as pessoas adoecem de facto e procuram assistência médica, já pouco adianta a realização de testes e imposições de isolamento". 

"O VIH também se propaga antes dos infetados experienciarem sintomas, e o uso constante e correto do preservativo é usado como uma barreira eficaz contra a transmissão do vírus", disse O'Connor. 

E concluiu: "o uso de máscara também é uma barreira e deve ser usada constante e corretamente de modo a prevenir a transmissão da Covid-19". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório