Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: Foi criada uma vacina eficaz contra vírus da família da doença

Investigadores nos Estados Unidos desenvolveram uma vacina que foi eficaz em ratos de laboratório contra uma dose letal do MERS, um coronavírus parecido com o SARS-CoV2, que provoca a covid-19.

Covid-19: Foi criada uma vacina eficaz contra vírus da família da doença
Notícias ao Minuto

11:53 - 07/04/20 por Lusa

Lifestyle Vacina contra o coronavírus

Na vacina é utilizado um vírus inócuo para introduzir nas células um coronavírus MERS que desencadeia uma resposta do sistema imunitário e poderá ser eficaz em vacinas contra outros coronavírus.

A vacina é um vírus inofensivo (PIV5) ao qual foi acrescentada a proteína que o MERS usa para infetar as células. Todos os ratos vacinados sobreviveram a uma dose letal daquele coronavírus, segundo os resultados do estudo publicado hoje no boletim científico mBio.

"O nosso estudo indica que o PIV5 pode ser uma plataforma útil para vacinas contra as doenças provocadas por coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2, afirma Paul McCray, professor de Pediatria da Faculdade de Medicina Carver, no estado do Iowa.

O investigador, que liderou a investigação com Biao He, da faculdade de Medicina da Universidade da Georgia, acrescentou que a equipa planeia fazer mais estudos em animais para testar a capacidade das vacinas baseadas no PIV5 de prevenir a doença provocada pelo SARS-CoV-2.

O MERS (síndrome respiratória do Médio Oriente) e a covid-19 são causadas por coronavírus, mas o MERS é mais letal, provocando a morte em um terço dos casos conhecidos (2.494 desde 2012, quando apareceu pela primeira vez).

Quanto à covid-19, afeta mais de 1,3 milhões de pessoas e já matou mais de 73 mil desde que surgiu, em dezembro do ano passado.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes e 11.730 casos de infeções confirmadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório