Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Medicamento capaz de combater Covid-19 vai ser testado em humanos

Um novo fármaco em forma de comprimido poderá ser utilizado para reduzir os danos pulmonares em indivíduos infetados com o novo coronavírus. Até ao momento os cientistas só testaram o medicamento em ratos, e estão agora a preparar-se para realizar testes clínicos em humanos.

Medicamento capaz de combater Covid-19 vai ser testado em humanos
Notícias ao Minuto

09:18 - 07/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tratamento do coronavírus

Cientistas começaram a testar um novo medicamento que poderá ser utilizado para tratar doentes com Covid-19, a doença provocada pela infeção decorrente do novo coronavírus ou Sars-coV-2. 

O fármaco denominado de EIDD-2801, poderá ser utilizado para diminuir os danos causados nos pulmões dos doentes, segundo uma pesquisa publicada no periódico científico e médico Science Translational Medicine journal.

Até ao momento, a droga já foi testada em roedores e está agora prestes a integrar - ainda neste mês de abril - ensaios clínicos com seres humanos infetados com Sars-coV-2. 

O líder do estudo, Timothy Sheahan, professor assistente de epidemiologia na Universidade de North Carolina at Chapel Hill, nos Estados Unidos, disse: "a EIDD-2801 trata-se de uma droga que pode ser oralmente administrada e em casa, logo após o diagnóstico da Covid-19". 

Os dados apurados pelos investigadores resultam da análise de células humanas cultivadas em laboratório infetadas com o Sars-coV-2, assim como de ratos infetados com outros tipos de coronavírus

O estudo apurou que quando o EIDD-2801 é utilizado de modo profilático, é capaz de prevenir a incidência de danos severos e permanentes nos pulmões e que quando administrado como tratamento entre 12 a 14 horas após o começo da infeção pode reduzir o nível de deterioração pulmonar, nos ratos infetados

Os investigadores envolvidos na pesquisa dizem que a droga que pode ser tomada oralmente, e que pode ser utilizada para tratar casos mais ligeiros da patologia ou para prevenir a ocorrência da Covid-19 em lugares como lares de idosos - onde inúmeras pessoas ficam expostas ao vírus, mas não estão doentes. 

Sheahan acrescentou: "o fármaco EIDD-2801 promete não apenas tratar a Covid-19 neste momento da história, assim como tratar novos coronavírus que possam emergir no futuro". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório