Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Para ocorrer infeção "basta falar ou respirar" alerta médico

O novo coronavírus ou Sars-coV-2, que causa a doença da Covid-19, pode propagar-se ao "falar ou respirar" alerta o médico e professor Harvey Fineberg, ex-reitor da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos.

Covid-19. Para ocorrer infeção "basta falar ou respirar" alerta médico
Notícias ao Minuto

09:51 - 06/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Contágio

Especialistas já haviam alertado que o vírus mortal é transmitido entre os seres humanos através de gotículas expelidas através da fala, espirros ou tosse. 

E essas gotículas podem contaminar superfícies ou objetos e por sua vez infetarem pessoas que tocam nesses items e depois colocam inadvertidamente as mãos no rosto. 

Todavia, os cientistas estão agora a avisar que o Sars-coV-2 também se pode espalhar pelo ar através de pequenas partículas com a capacidade de infetar os indivíduos simplesmente ao falarem ou respirarem. 

Uma equipa de investigadores da instituição de estudos científicos norte-americana US National Academies of Science (NAS) fez a revelação num relatório entregue à Casa Branca, em Washington D.C. na quarta-feira passada, dia 1 de abril

De acordo com o canal noticioso CNN, o relatório, escrito pelo médico e professor Harvey Fineberg, ex-reitor da Harvard School of Public Health, enfatizou que apenas a respiração de uma pessoa doente com Covid-19 pode ser um ato fisiológico perigoso. 

"Enquanto as pesquisas atuais sobre o coronavírus são ainda limitadas, os dados disponíveis são consistentes com a realidade do conceito de aerossóis de secreções do vírus provenientes do simples ato de respirar", disse Fineberg

O relatório emitido pela NAS destacou ainda um estudo realizado num hospital chinês que apurou que o vírus pode ser expelido para a atmosfera e lá permanecer quando os profissionais de saúde retiram o equipamento protetor (como máscaras, batas ou luvas) e ainda possivelmente através da realização de limpezas, como por exemplo com o recurso a um aspirador, ou apenas devido a movimentos fortuitos dos indivíduos. 

Se o coronavírus é afinal facilmente transmissível pelo ar que respiramos tal poderá explicar o motivo pelo qual é tão contagioso e se espalha mesmo antes das pessoas infetadas manifestarem quaisquer tipos de sintomas. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório