Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Cientistas descobrem medicamento que poderá bloquear o vírus

Uma equipa de cientistas internacionais identificou um fármaco, que ainda está a ser testado em laboratório, cuja formulação se baseia em pequenos rins produzidos a partir de células estaminais humanas e que tem o potencial de deter a propagação do novo coronavírus no organismo.

Covid-19. Cientistas descobrem medicamento que poderá bloquear o vírus
Notícias ao Minuto

08:50 - 03/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tratamento do coronavírus

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, do Instituto de Bioengenharia da Catalunha, em Espanha, do Instituto de Ciências da Vida da Universidade de British Columbia, no Canadá e do Instituto de Biotecnologia Molecular da Academia de Ciências da Áustria, estão atualmente a testar um medicamento que recorre a rins minúsculos gerados a partir de células estaminais mesenquiais e que poderá ser a chave para prevenir e curar a Covid-19. 

Apesar do fármaco potencialmente revolucionário ainda se encontrar num estágio inicial de testes, os investigadores creem que poderá bloquear a propagação no organismo do Sars-coV-2, causador da Covid-19, numa fase inicial da doença. 

O estudo publicado no periódico científico Cell, relata como os investigadores apuraram a forma como o novo coronavírus atua e infeta as células dos rins nos seres humanas, e consequentemente decidiram testar a droga. 

Pesquisas prévias concluíram que quando o Sars-coV-2 infeta uma célula usa uma proteína 'spike', também denominada por S. Esta proteína associa-se por sua vez ao recetor ACE2. Neste momento o intuito da comunidade médica e científica de todo o mundo é encontrar uma forma de evitar essa junção fatal para o ser humano, e daí discernir um modo de prevenir a infeção da Covid-19 e encontrar uma cura. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório