Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Terapia celular pode ser alternativa de tratamento eficaz para autismo

Ao longo das últimas décadas, a incidência de autismo tem vindo a aumentar em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que afete cerca de um em cada mil crianças em idade escolar.

Terapia celular pode ser alternativa de tratamento eficaz para autismo
Notícias ao Minuto

11:17 - 02/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Ao longo dos últimos anos, têm sido realizados vários ensaios clínicos com o objetivo de determinar se a administração de células estaminais provenientes do sangue do cordão umbilical, da medula óssea ou do tecido do cordão umbilical é capaz de melhorar os sintomas de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Os ensaios clínicos realizados têm revelado resultados muito promissores.

Um grupo de investigadores da Universidade de Duke, nos EUA, liderado pela Dr.ª Joanne Kurtzberg, prestigiada médica hemato-oncologista e pioneira em transplantação com sangue do cordão umbilical, conduziu um ensaio clínico em que foram observadas melhorias significativas no comportamento, comunicação, aptidões sociais e outros sintomas de autismo em crianças com PEA tratadas com o seu próprio sangue do cordão umbilical. Os resultados deste estudo sugerem que o sangue do cordão umbilical desencadeia alterações favoráveis na comunicação entre determinadas regiões do cérebro.

No seguimento dos resultados positivos obtidos neste e noutros ensaios clínicos, a Agência Reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou, em 2017, a realização de um ensaio clínico em que o centro médico da Universidade de Duke, nos EUA, foi autorizado a tratar crianças com várias doenças neurológicas, usando o seu sangue do cordão umbilical ou de um irmão compatível. Entre novembro de 2017 e junho de 2019 foram tratadas 276 crianças ao abrigo deste ensaio clínico, sobretudo casos de autismo e paralisia cerebral. Duas crianças com PEA, cujo sangue do cordão umbilical estava armazenado na Crioestaminal, foram tratadas na Universidade de Duke pela equipa da Dr.ª Kurtzberg.

Está atualmente a ser estudada a aplicação de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical no tratamento de PEA, com resultados preliminares favoráveis. Recentemente, a equipa da Universidade de Duke registou um novo ensaio clínico, que pretende testar a segurança e exequibilidade da administração de células estaminais do tecido do cordão umbilical em 12 crianças, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 meses, diagnosticadas com PEA, prevendo-se a sua conclusão para agosto de 2022.

Segundo Bruna Moreira, Investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, “até ao momento, o campo emergente da terapia celular para Perturbações do Espectro do Autismo tem obtido resultados favoráveis, podendo vir a constituir uma alternativa terapêutica capaz de melhorar a sintomatologia associada a estes transtornos do desenvolvimento. A realização de mais ensaios clínicos, envolvendo um maior número de doentes, é fundamental para que seja possível retirar conclusões definitivas acerca da eficácia deste tipo de abordagem terapêutica”.

As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) compreendem um conjunto de transtornos do desenvolvimento infantil caracterizados por défices na comunicação e interação social e pela presença de interesses restritos e comportamentos repetitivos. Os transtornos do espectro autista resultam de alterações no normal desenvolvimento cerebral e, embora não sejam claras as razões que conduzem ao seu aparecimento, vários estudos sugerem que a inflamação ao nível do cérebro desempenha um papel importante nesse processo.

As estratégias terapêuticas atuais, nomeadamente medicação e terapia ocupacional, comportamental e da fala, têm-se revelado insuficientes, tornando-se cada vez mais importante encontrar outras respostas para o tratamento de PEA.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório