Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Novo exame ao sangue identifica 50 tipos de cancro com 99,3% de precisão

Cientistas norte-americanos criaram um teste que analisa mutações no ADN dos indivíduos e revela tipos de tumores que podem estar presentes ou em formação no corpo.

Novo exame ao sangue identifica 50 tipos de cancro com 99,3% de precisão
Notícias ao Minuto

09:56 - 02/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Revolução da ciência

O novo exame ao sangue é capaz de detetar 50 tipos de cancro com antecedência e a sua localização no corpo humano, segundo informações divulgadas pela revista Galileu. 

Cientistas vinculados ao Dana-Farber Cancer Institute, da Universidade Harvard, e à Clínica Mayo, ambos nos Estados Unidos revelam que o teste pode ser fundamental para a obtenção de um diagnóstico precoce, aumentando assim a probabilidade de sobrevivência. 

Num artigo publicado na última segunda-feira, dia 30 de março, no periódico Annals of Oncology, os cientistas explicam que o método baseia-se no sequenciamento genético, de modo a analisar mutações químicas nos grupos metil do ADN das células cancerígenas. Dessa forma, é possível avaliar se os genes cancerígenos estão ativos ou inativos.

A revista Galileu explica que os investigadores usaram o teste para analisar o ADN de 6.689 amostras de sangue, sendo que 2.482 pertenciam a indivíduos com cancro e as restantes 4.207 a pessoas saudáveis.

O resultado das amostras de doentes com tumores apresentaram mais de 50 variantes de cancro, incluindo de esófago, pâncreas, colo-retal, ovários, mama, gástrico, vesícula biliar, bexiga, pulmão, cabeça e pescoço, leucemia linfóide e mieloma múltiplo. 

Já o nível de precisão do exame ao sangue foi de uns impressionantes 99,3%. Adicionalmente, quando o tumor foi identificado, o exame acertou o órgão ou tecido onde o cancro teve a sua origem em 90% dos casos. Sendo que este tipo de informação é fundamental para perceber como a patologia que ceifa milhões de vidas anualmente em todo o mundo pode ser diagnosticada atempadamente e tratada. 

"Os dados apurados demonstram que esta abordagem pode identificar uma ampla variedade de tumores em virtualmente qualquer estágio da doença, com especificidade e sensibilidade próximas ao nível necessário para a triagem em nível populacional", afirmou Geoffrey Oxnard, um dos autores do estudo. "O teste pode ser uma parte essencial dos ensaios clínicos para o diagnóstico precoce".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório