Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Conjuntivite também pode ser um sintoma de Covid-19? Médicos respondem

Três novos estudos alertam que, apesar de raro, a inflamação da vista pode surgir nos casos mais graves de infeção com o novo coronavírus. Entenda.

Conjuntivite também pode ser um sintoma de Covid-19? Médicos respondem
Notícias ao Minuto

09:13 - 02/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sintomas de coronavírus

Nos quadros mais graves e críticos da Covid-19, além de falta de ar e pneumonia os doentes também podem desenvolver conjuntivite, de acordo com novas pesquisas divulgadas pela Academia Norte-Americana de Oftalmologia, nos Estados Unidos. 

Num dos estudos, publicado no periódico científico Journal of Virology, uma equipa de médicos examinou 30 doentes infetados com Covid-19, na China, e detetou que um dos indivíduos desenvolveu conjuntivite, enquanto os restantes 29 apresentaram secreções oculares nas quais estavam presentes o novo coronavírus

Outra pesquisa, publicada na revista científica New England Journal of Medicine, analisou 1099 pacientes infetados e notou que entre esses nove sofriam de conjuntivite. 

Adicionalmente, um outro estudo, divulgado na terça-feira, dia 31 de março, no periódico JAMA Ophthalmology, concluiu que entre 38 doentes com Covid-19, um terço detinha alterações oculares, sendo que essa tipologia de sintomas é, segundo os investigadores, sobretudo frequente nos estágios mais críticos e avançados da patologia.

"Os dados apurados podem contribuir para ajudar os oftalmologistas e outros médicos a entender as manifestações oculares da Covid-19, melhorando o diagnóstico e a prevenção da transmissão da doença", pode ler-se no artigo. 

"Embora exista uma baixa prevalência de Sars-CoV-2 em lágrimas, é possível que o vírus também seja transmitido pelos olhos", destacam os autores do artigo publicado no JAMA.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório