Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Mutação numa proteína do Sars-CoV-2 facilita infeção por Covid-19

Cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, investigaram como as mutações que alteraram a estrutura de uma proteína do Sars-CoV-2 permitiram que o novo coronavírus se ligasse mais fácil e rapidamente às células humanas do que outros microrganismos.

Mutação numa proteína do Sars-CoV-2 facilita infeção por Covid-19

Os resultados da pesquisa inédita acerca do novo coronavírus foram publicados no periódico científico Nature. 

"Tendo em conta que as características estruturais das proteínas virais são mais importantes no estabelecimento de contacto com células humanas, podemos formular medicamentos que as procurem e consequentemente bloqueiem a sua ação nociva", afirmou o professor e líder do estudo Fang Li, num comunicado emitido para a imprensa.

Li e a sua equipa de cientistas detetaram que quando ocorre a infecção, uma proteína 'spike' localizada na superfície do Sars-CoV-2 associa-se a uma proteína 'receptora' presente na parte exterior das células, o que por sua vez permite e facilita a entrada do vírus no organismo

Os investigadores apuraram que alterações específicas e singulares tinham tornado a cadeia molecular da proteína 'spike' no vírus que está na origem da Covid-19 mais comprimida e espessa, comparativamente aquela presente na formação do vírus causador da SARS. Na opinião dos investigadores essas mutações contribuíram para que o Sars-CoV-2 se vinculasse ainda mais acentuadamente às células recetoras, facilitando tragicamente a infeção nos seres humanos. 

"O trabalho que realizámos poderá servir para criar anticorpos que agiriam como um fármaco capaz de identificar e neutralizar a parte de ligação ao receptor da proteína 'spike'", afirmou Li. “Adicionalmente, uma parte da proteína spike poderá tornar-se a base de uma vacina contra o novo coronavírus". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório