Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: As suas unhas estão a propagar o vírus? Faça o teste

As suas unhas podem servir de habitat para o novo coronavírus e estar a contribuir para a sua propagação, alerta enfermeira.

Covid-19: As suas unhas estão a propagar o vírus? Faça o teste
Notícias ao Minuto

13:22 - 27/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Propagação do coronavírus

A profissional de saúde australiana sublinha que o novo coronavírus, causador da doença Covid-19, pode estar a proliferar nas suas unhas - assim como bactérias, sujidade e outros detritos - o que significa que se rói as unhas ou se simplesmente as coloca por algum motivo na boca pode estar a transferir o vírus potencialmente mortal para a boca. 

O alerta surge, segundo o jornal britânico The Sun, após uma mulher ter divulgado no Facebook que foi avisada por uma enfermeira australiana que enquanto muitas pessoas dão prioridade a lavar bem as mãos, não se focam o suficiente na importância de manter as unhas curtas. 

"Entre todas as instruções e recomendações que li sobre lavar as mãos durante 20 segundos ou o tempo que leva a cantar os parabéns, não vi nenhuma nota que alertasse que é impossível lavar as mãos adequadamente se mantivermos as unhas demasiado longas", escreveu a mulher. 

Notícias ao Minuto© Facebook  

A enfermeira revelou à mulher que há um teste simples que pode realizar em casa de modo a perceber se as suas unhas estão demasiado compridas e se as deve cortar de imediato. 

"Se juntar diretamente as duas mãos e o topo das suas unhas apresentar uma grande distância da base, então é impossível que esteja a lavar as mãos eficazmente a não ser que esteja a utilizar sempre uma pequena escova para passar por baixo", explicou. 

Adicionalmente, se tiver as unhas compridas usar gel antibacteriano também não resulta. 

Previamente, indivíduos que têm por hábito roer as unhas já haviam sido alertados para a maior probabilidade de contraírem Covid-19. 

A professora Purvi Parikh, do Langone Medical Center da Universidade de Nova Iorque (NYU), alertou para os riscos acrescidos associados a esse mau hábito. 

Tendo afirmado à publicação The Cut: "sempre que toca na cara - sobretudo na boca, olhos e nariz - está a transferir todos os germes que estão nas unhas. E corre um enorme risco de adoecer". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório