Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Células estaminais são tratamento promissor para doentes com Covid-19

Um estudo recentemente publicado na revista científica Aging and Disease mostra que as células estaminais mesenquimais (MSCs, do inglês, Mesenchymal Stem Cells) apresentam potencial para tratar a Covid-19.

Células estaminais são tratamento promissor para doentes com Covid-19
Notícias ao Minuto

10:19 - 26/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tratamento do coronavírus

As MSCs têm sido amplamente testadas em terapia celular para o tratamento de várias doenças e a segurança e eficácia da sua administração foram já documentadas em muitos ensaios clínicos, especialmente em doenças inflamatórias com envolvimento do sistema imunitário. As MSCs podem desempenhar o seu papel principalmente de duas maneiras: através da capacidade de diferenciação e de efeitos imunomoduladores. A capacidade de diferenciação poderá permitir reparar tecidos lesados, enquanto o seu efeito imunomodulador pode levar à regulação da atividade do sistema imunitário.

O tecido do cordão umbilical constitui uma das melhores fontes de MSCs e a sua capacidade imunomoduladora tem sido demonstrada em vários estudos baseados na aplicação destas células em humanos.

No estudo agora publicado, investigou-se a capacidade da administração de MSCs do tecido do cordão umbilical melhorar o estado de saúde de sete doentes com pneumonia por Covid-19. Os resultados clínicos destes doentes, assim como as alterações nos níveis das funções inflamatórias e imunológicas e os efeitos adversos, foram avaliados durante 14 dias após a administração das células.

A função pulmonar e os sintomas destes doentes melhoraram significativamente em dois dias após a administração de MSCs. Entre eles, dois doentes com síndrome Covid-19 comum e um com doença grave recuperaram e receberam alta 10 dias após o tratamento. Após a administração de MSCs, registou-se uma alteração nas populações de células do sistema imunitário destes doentes que sugere a sua recuperação. Para além disso, o perfil de moléculas pró e anti-inflamatórias melhorou nos doentes que receberam MSCs.

De acordo com os autores deste estudo, a administração intravenosa de MSCs do tecido do cordão umbilical revelou-se segura e eficaz para o tratamento de doentes com pneumonia por Covid-19, principalmente nos doentes em estado crítico. Ainda segundo este artigo, a terapia com MSCs inibe a hiperativação do sistema imunitário e promove a reparação celular endógena, melhorando o microambiente pulmonar após a infeção por Covid-19.

O artigo revela que as MSCs do tecido do cordão umbilical conseguiram curar ou melhorar significativamente os resultados funcionais dos doentes. A realização de estudos adicionais que incluam um maior número de doentes é necessária para validar a eficácia desta intervenção terapêutica.

O novo coronavírus, que inicialmente causou um surto da doença em Wuhan, na China, já se espalhou pelo mundo inteiro, constituindo neste momento uma ameaça global. De acordo com o conhecimento atual, em alguns doentes, a gravidade da Covid-19 pode mesmo levar à morte e um dos mecanismos mais importantes subjacentes à deterioração dos doentes é a tempestade de citocinas. Esta reação imunológica exacerbada ocorre após um acentuado aumento de moléculas pró-inflamatórias e pode comprometer seriamente a vida dos doentes. Desta forma, prevenir e reverter esta reação imunológica descontrolada que ocorre nos doentes com pneumonia grave por Covid-19 pode ser a chave para os salvar. Vários estudos têm demonstrado que as MSCs têm uma função imunomoduladora poderosa e abrangente. Por essa razão, estas células podem ter efeitos benéficos na prevenção ou atenuação da tempestade de citocinas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório