Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Em tempos de quarentena damos-lhe oito dicas para poupar energia em casa

Numa altura em que ficar em casa é a única opção, a Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis selecionou oito dicas menos óbvias e que vão ajudar a poupar eletricidade, o ambiente e dinheiro!

Em tempos de quarentena damos-lhe oito dicas para poupar energia em casa
Notícias ao Minuto

15:30 - 28/03/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Poupar eletricidade

Já sabemos que devemos desligar as luzes quando não estamos na divisão, desligar os aparelhos quando não os estamos a utilizar, trocar as nossas lâmpadas por LED’s ou até evitar ao máximo utilizar equipamentos como aquecedores ou ar-condicionados. Que outras medidas podemos ter em consideração quando os objetivos são poupar e fazer um consumo consciente e responsável?

#1 Saber a fonte dos  consumos energéticos na sua habitação (em particular os elétricos):

Informação é poder. Ter a consciência do peso de cada eletrodoméstico no consumo e, consequentemente na fatura da eletricidade, ajuda-nos a racionalizar sobre a utilização dos mesmos.

Para saber de onde provêm os seus consumos pode:

Instalar sistemas de medição inteligente; Falar com especialistas/realizar uma auditoria energética.

#2 Consumir eletricidade quando há mais produção de fontes renováveis

Mudar o contrato para o tarifário bi-horário e alterar os seus maiores consumos de eletricidade para o período vazio pode gerar poupança na sua fatura e reduzir as emissões de carbono.

A eletricidade consumida, que provém da rede, pode ser mais limpa devido a uma maior produção proveniente das fontes renováveis (como solar ou eólico) combinado com uma redução de produção das fontes fósseis em certos momentos do dia. No caso da energia eólica, estes períodos correspondem, normalmente, ao período vazio dos tarifários elétricos, daí a importância do tarifário bi-horário.

#3 Utilização correta dos eletrodomésticos

É preciso  utilizar corretamente os eletrodomésticos para conseguir poupar ao máximo energia e dinheiro:

No caso do frigorífico e congelador é preciso:

Colocar o frigorífico a mais de 10 cm de distância da parede;

Colocar o frigorífico longe de fontes de calor, como o forno;

Deixar arrefecer a comida antes que a colocar no frigorífico.

No caso das máquinas de lavar loiça e roupa:

Carregar completamente as máquinas antes de executar o programa;

Executar programas com temperatura mais baixa, quando possível, ou com ciclos adequados às cargas que levam.

#4 Isolar corretamente os espaços

Ao isolar de forma correta a sua habitação poderá reduzir ou até mesmo eliminar as necessidades de aquecimento e arrefecimento dos espaços. Um exemplo é trocar as janelas de vidro simples, para outras de vidro duplo com corte térmico.  Antes disto acontecer, também pode aplicar fitas isoladoras nas portas e janelas.

#5 Desligar os aparelhos em stand-by

Ao fim do dia, deverá desligar os aparelhos que se encontram em stand-by, diretamente na tomada. Para ajudar nessa tarefa. Considere a compra de 'smart-plug' ou uma tomada inteligente que pode programar para desligar os equipamentos a partir de uma certa hora.

#6 Investir num sistema de autoconsumo

Já pensou em produzir a sua própria energia elétrica? Então pode investir num sistema de autoconsumo para produção de energia renovável para a sua casa. Desde o final do ano de 2019 pode inclusive ir mais longe e motivar os seus vizinhos a, em conjunto, construírem uma comunidade de energia. Dessa forma, poderá ajudar a otimizar o consumo da produção local proveniente das fontes renováveis e facilitar a instalação de mais sistemas de produção verdes (ao mesmo tempo que poupa na sua fatura de energia).

#7 Fazer o registo no ID-energia

Existe uma  ferramenta online - ID Energia - que permite monitorizar os seus consumos (electricidade, gás, água, gasolina e gasóleo) e compará-los com os de outros utilizadores, para que saiba se os seus consumos são ou não eficientes.  Esta ferramenta é independente dos comercializadores.

#8 Procure o melhor tarifário

Através da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) pode conferir e comparar todas as ofertas para energia e gás natural para sua casa. As simulações são personalizadas pelo que poderá chegar à melhor oferta que responda às suas necessidades.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório