Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Fármaco para a gripe curou doentes em 4 dias, dizem cientistas

Médicos chineses estão a testar o medicamento favipiravir para tratar a Covid-19. Até ao momento os resultados são positivos, todavia o tratamento não é eficaz nos casos mais graves e avançados da doença.

Covid-19: Fármaco para a gripe curou doentes em 4 dias, dizem cientistas
Notícias ao Minuto

09:13 - 19/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tratamento coronavírus

De acordo com as autoridades de saúde na China, e segundo um artigo divulgado na revista Galileu, um fármaco usado no Japão para tratar a gripe está a mostrar-se eficaz na recuperação de doentes infetados com a Covid-19, causada pelo novo coronavírusZhang Xinmin, do ministério de ciência e tecnologia chinês, afirmou que o favipiravir, desenvolvido por uma subsidiária da Fujifilm, produziu resultados encorajadores em ensaios clínicos nas cidades de Wuhan e Shenzhen, que incluíram 340 pacientes. 

Os médicos referem que os doentes que tomaram o medicamento em Shenzhen testaram, após em média quatro dias, negativo para o vírus. Tratando-se de um decréscimo significativo, já que a infeção tende a durar cerca de 11 dias.

Adicionalmente, os cientistas salientaram que também notaram alterações positivas nos pulmões dos doentes. Uma pesquisa recente mostrou que entre 20% e 30% das pessoas afetadas pelo agente infeccioso terão danos permanentes no sistema respiratório. No entanto, de acordo com os especialistas chineses, cerca de 91% dos pacientes tratados com o medicamento japonês apresentaram melhorias na condição pulmonar, em contrapartida entre os que não receberam o medicamento, o valor foi de 62%.

O jornal britânico The Guardian, menciona que a empresa Fujifilm Toyama Chemical, que terá desenvolvido o fármaco, recusou comentar as informações divulgadas pelas autoridades de saúde chinesas. Sendo que também no Japão, investigadores estão a empregar a droga em estudos clínicos em doentes com sintomas ligeiros do novo coronavírus. Contudo, o ministério da saúde japonês, alerta que o medicamento não é tão eficaz nos casos mais graves e avançados da infeção

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório