Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Aprenda a criar a sua própria solução desinfetante com vinagre

É fácil.

Aprenda a criar a sua própria solução desinfetante com vinagre
Notícias ao Minuto

13:00 - 16/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Desinfetar com vinagre

Sim, o vinagre pode ser utilizado como desinfetante - contudo há certos elementos a ter em conta, conforme explica um artigo publicado na revista norte-americana Women's Health. “O vinagre tem atividade desinfetante”, explica Alan Taege, MD, especialista em doenças infecciosas da Cleveland Clinic. “O vinagre é o ácido acético, que tem a capacidade de destruir bactérias e vírus". Contudo, Taege refere: “muitos desinfetantes comerciais provavelmente são mais eficazes". 

Apesar de ainda existirem poucas provas científicas quanto à eficácia do vinagre como desinfetante, a verdade é que alguns estudos constataram que o vinagre possui propriedades altamente antibacterianas. Sobretudo quando se trata de matar bactérias nos alimentos durante a sua preparação, aponta a revista. Um estudo em concreto apurou que soluções ou compressas de vinagre podem realmente ter esse efeito. Diminuindo a presença de bactérias como a Salmonella, quando usados no mínimo durante 15 minutos. 

E o melhor vinagre para desinfetar é...

“A forma mais comumente usada seria o vinagre branco”, aconselha Taege. Isso ocorre porque o vinagre branco tende a ser o mais ácido, entre 4 a 7% de ácido acético. Enquanto os vinagres de sidra e vinho costumam estar mais próximos de 5 a 6% de ácido acético. Mas, tal não quer dizer que outros tipos de vinagre não sejam úteis. “Outros podem trabalhar porque também têm ácido acético”, acrescenta, mas podem ser menos eficazes.

Como criar a sua própria solução desinfetante com vinagre

De acordo com informações divulgadas pela Women's Health, a National Sanitation Foundation (NSF) diz que deve combinar vinagre com água em uma solução 1:1. O vinagre pode ser usado em superfícies como vidros, janelas, paredes, armários, no chão, pias, exaustores e cafeteiras. Mas não deve ser usado em superfícies como pedra natural, madeira encerada, ferro fundido ou alumínio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório