Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Junte-se à revolução alimentar e faça em casa 'laticínios vegan'

No seu mais recente livro 'A Leitaria Vegana', Emelie Holm – terapeuta nutricional e autora de vários livros de cozinha saudável – mostra como é fácil fazer as suas próprias bebidas, iogurtes, queijos, manteigas e natas de origem vegetal.

Junte-se à revolução alimentar e faça em casa 'laticínios vegan'
Notícias ao Minuto

10:45 - 13/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Receitas vegan

Numa altura em que todas as escolhas alimentares contam, há cada vez mais portugueses a banir da alimentação os produtos de origem animal, seja por consciência ambiental, respeito pelos animais ou questões de saúde. E os laticínios não são exceção. Presente desde sempre no nosso quotidiano, o leite é um ingrediente-chave da alimentação nos quatro cantos do planeta. No entanto, o seu consumo tem sido posto cada vez mais em causa: não só pelos próprios efeitos que pode ter na nossa saúde – uma questão que divide especialistas –, mas também pelo próprio bem-estar das vacas, que são altamente exploradas para satisfazer a procura do mercado. Desta forma, o consumo de leite de vaca tem vindo a diminuir por todo o mundo, dando lugar às alternativas vegetais.

As alternativas vegetais ao leite são cada vez mais fáceis de encontrar nos supermercados, mas convém ter algum cuidado, pois grande parte dessas bebidas contém demasiado açúcar e quantidades elevadas de óleo vegetal. Além disso, o preço dos leites vegetais, comparativamente aos de origem animal, é bastante mais caro. Assim, o melhor e mais económico será mesmo fazer o seu leite vegetal em casa, e a Arteplural edita hoje, dia 13 de março o livro ideal para o ajudar a ter uma leitaria vegana em casa.

No seu mais recente livro, Emelie Holm – terapeuta nutricional e autora de vários livros de cozinha saudável – mostra como é fácil fazer as suas próprias bebidas, iogurtes, queijos, manteigas e natas de origem vegetal. Tudo o que precisa é de um liquidificador, um pano de linho, frutos secos e muita vontade de mudar os seus hábitos alimentares. Quer seja vegano, intolerante à lactose ou um curioso pela alimentação saudável, 'A Leitaria Vegana' é o livro que o vai ajudar a revigorar a sua culinária: usando apenas ingredientes à base de plantas, sementes, grãos ou frutos. As receitas são simples de fazer e os ingredientes podem ser adquiridos em qualquer supermercado. Tem também um capítulo com ideias para pequenos-almoços, petiscos e guloseimas onde pode usar os produtos feitos por si. Amêndoas, amendoins, aveia, cajus, coco, sementes de cânhamo ou de girassol… com a infinidade de leites vegetais disponíveis, nunca foi tão fácil abandonar os laticínios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório