Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Rui Paula eleito o chef do ano pelos Prémios Boa Cama Boa Mesa 2020

A Cerimónia anual de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa decorreu ontem na sede do Grupo Impresa, em Paço de Arcos.

Rui Paula eleito o chef do ano pelos Prémios Boa Cama Boa Mesa 2020
Notícias ao Minuto

10:49 - 04/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gastronomia

Rui Paula, o chef responsável pela cozinha do restaurante Casa de Chá da Boa Nova em Matosinhos, é o vencedor do prémio Chefe do Ano da edição de 2020 do guia Boa Cama Boa Mesa. O restaurante que lidera,  localizado no icónico edifício da Casa de Chá da Boa Nova, desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, foi também galardoado com o troféu Garfo de Platina. Rui Paula sucede assim a Hans Neuner, chefe executivo do restaurante Ocean, do resort Vila Vita Parc, no Algarve, vencedor em 2019 e que este ano mantém o Garfo de Platina.

Rui Paula nasceu no Porto em 1967 e iniciou-se na cozinha no restaurante Cêpa Torta, em Alijó, em 1994. Em 2007 abre o restaurante DOC em 2007 na Folgosa, nas margens do Douro e em 2010 o restaurante DOP, no Palácio das Artes, no centro histórico do Porto. O icónico restaurante da Casa de Chá da Boa Nova abre em 2014, num edifício primorosamente reconstruído e Monumento Nacional desde 2011 e em 2017 é distinguido pelo Guia Michelin com 1 Estrela Michelin em 2017. Em novembro de 2019 recebe a segunda estrela Michelin, também na Casa de Chá da Boa Nova.

Na edição deste ano do Guia Boa Cama Boa Mesa, pode ler-se que “Rui Paula é muito mais do que um excelente cozinheiro. De forma inteligente, soube interpretar o local que lhe serve de palco, adaptar a carta de maneira a que seja o prolongamento da praia e do mar que tocam nas janelas, e rodeou-se de uma equipa que o percebeu e que trabalhou empenhada para conseguir este resultado. A carta tem 21 cantos, inspirados em Camões, sendo servidos em menus de 6, 12 ou 21 momentos, todos com o mar como ponto de partida”. O prémio Chefe do Ano é atribuído em parceria com o Recheio - Cash & Carry. 

Na cerimónia de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa 2020 foram ainda anunciados os 62 vencedores, divididos entre as vertentes de Boa Cama e de Boa Mesa. Nos alojamentos, a grande novidade é a atribuição, pela primeira vez, de uma Chave de Platina ao projeto São Lourenço do Barrocal em Reguengos de Monsaraz e a entrega de uma Chave de Ouro para o Savoy Palace, no Funchal. Já nos restaurantes, referência para a subida a Garfo de Platina da Casa de Chá da Boa Nova, em Matosinhos e do The Yeatman em Vila Nova de Gaia. O restaurante Alma, em Lisboa, sobe nesta edição à categoria de Garfo de Ouro. O Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa 2020 foi atribuído a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório