Meteorologia

  • 30 MAIO 2020
Tempo
26º
MIN 20º MÁX 31º

Edição

Viajar sozinho está na moda: 3 dicas para quem ainda não está convencido

A agência de viagens online eDreams quis saber como os viajantes se sentem em relação a uma das grandes tendências do momento: o solo travelling, viajar sozinho.

Viajar sozinho está na moda: 3 dicas para quem ainda não está convencido
Notícias ao Minuto

13:30 - 04/03/20 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Viajar sozinho

A esmagadora maioria dos inquiridos portugueses (86%) afirma sem hesitação que continua a preferir viajar acompanhado; de facto, são muito poucos (4%) os que preferem viajar a sós! Para os restantes 10%, ter ou não companhia é indiferente.

Este inquérito foi realizado pela eDreams noutros mercados europeus (Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia) e também nos Estados Unidos, o que permite tirar algumas conclusões interessantes do ponto de vista internacional.

Os inquiridos de todos países foram contundentes quanto ao preferirem viajar acompanhados e não sozinhos; Portugal destaca-se ainda por ser o país com a menor percentagem (4%) de indivíduos que prefeririam viajar sós.

Mesmo tendo descoberto que não são os maiores fãs desta tendência, a eDreams quis perguntar: o que faria os portugueses viajarem sozinhos? A maior percentagem dos inquiridos (39%) indica a falta de disponibilidade dos seus conhecidos como a principal razão para irem sós, mas indicaram também outras, como: a liberdade total para fazer o que quiserem (32,5%), a possibilidade de experimentar um tipo de viagem diferente (29%), a oportunidade de se conhecerem melhor a si mesmos (27%) e ainda a chance de conhecerem novas pessoas (21%).

Portugal e Espanha foram os únicos países que indicaram a falta de disponibilidade dos amigos e da família como a principal razão para viajar; em todos os outros países, o que pesa mais é poderem ter liberdade para aproveitar as suas férias como quiserem, sem depender de ninguém.

O que fazer numa viagem a sós? Voluntariado parece ser a opção preferida

E que tipos de viagens são mais adequados para quem se quer aventurar a sós? Os portugueses ficaram divididos: cerca de 41% considerou seria melhor para fazer voluntariado e/ou outro tipo de ações de solidariedade, e 40% indicou também que uma típica viagem cultural seria perfeitamente adequada. Aproveitar sozinhos as viagens de praia (36%) e as de aventura (30%) também parece bem aos portugueses.

Neste ponto em particular, vemos algumas interessantes diferenças entre os inquiridos portugueses do sexo masculino e os do sexo feminino. Cerca de 40% dos homens consideram que iriam sozinhos numa viagem de aventura, mas apenas 19% das mulheres dizem o mesmo. No sentido contrário, 48% das mulheres considera que viajaria sozinha para fazer voluntariado, sendo que a percentagem de homens com o mesmo interesse é mais baixa, de 33%.

No que diz respeito à comparação entre países, a opção preferida na grande maioria foram mesmo as viagens culturais. Apenas os inquiridos de Portugal e dos Estados Unidos indicaram o voluntariado e, no caso da Suécia, as viagens de relax na praia como o tipo de viagem favorito.

O planeamento e a segurança são essenciais

Os portugueses foram claros: as suas principais preocupações, caso fossem viajar sozinhos, seriam o planeamento adequado da viagem (36%), garantindo que levavam todo o material necessário (GPS, mapas, etc.), bilhetes para atrações comprados com antecedência e aplicações para diversos fins; e também a segurança (35%), com contactos de emergência, um kit de primeiros socorros e um cinto para o dinheiro sempre à mão.

Cerca de 15% dos inquiridos considera que não sentiria necessidade de fazer nada de diferente em relação a uma viagem com companhia, e outros 15% dizem ainda que dariam prioridade ao conforto, preparando roupa e sapatos adequados para cada ocasião, uma almofada de viagem e snacks variados.

Quer viajar sozinho? Deve aproveitar enquanto é jovem adulto

Finalmente, a eDreams quis descobrir qual seria, na opinião dos inquiridos, a melhor idade para se aventurarem numa viagem sozinhos, e a resposta foi inequívoca: a faixa etária dos 25 aos 34 anos, a dos jovens adultos, parece ser a melhor opção (41%). Com bastante diferença (18%), segue-se a faixa imediatamente abaixo, dos 18 aos 24 anos e só depois, numa minoria, as pessoas com mais de 35 anos (9%).

Neste ponto, todos os países foram unânimes: a faixa etária dos 25 aos 34 anos parece ser mesmo a melhor altura da vida para aproveitar o solo travel.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório