Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Dor crónica afeta mais mulheres do que homens. Entenda

Dor crónica é a segunda doença mais prevalente em Portugal.

Dor crónica afeta mais mulheres do que homens. Entenda
Notícias ao Minuto

19:00 - 03/03/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dor crónica

Milhões de mulheres em todo o mundo têm dor crónica. Segundo a IASP – International Association for the Study of Pain - esta patologia afeta mais mulheres do que homens, no entanto, muitas continuam sem receber o tratamento adequado. Isto deve-se a fatores psicossociais e biológicos, a barreiras económicas e políticas ainda existentes em vários países, que influenciam a forma como a dor é percecionada.

Os tipos de dor que afetam as mulheres têm um impacto global significativo. Destacam-se a fibromialgia, caracterizada por dor crónica generalizada, em que 80 a 90% dos casos diagnosticados são mulheres. Síndrome do intestino irritável, artrite reumatoide, osteoartrite, lombalgia, desordem da articulação temporomandibular, dor pélvica crónica e enxaquecas são outras das condições que afetam de forma desproporcional o género feminino. Apesar de menos conhecidas, outras situações ligadas a problemas ginecológicos como a dor pélvica da endometriose, vulvodinia ou as dores pós-mastectomia são muito frequentes, mas muitas vezes não diagnosticadas.

Segundo Ana Pedro, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), “todas as pessoas podem sofrer de dor crónica nalgum momento da sua vida, mas a população feminina é, sem dúvida, uma das mais afetadas, muito pelo facto de a dor crónica estar associada a doenças que são mais frequentes nas mulheres. Por esta razão, muitas vezes a condição, por ser tão vulgar e frequente, não é valorizada”.

E acrescenta: “É importante relembrar que a dor crónica é uma doença por si própria. Trata-se de um problema grave de saúde pública pela extensão de população abrangida e um tratamento eficaz só é possível através de um acompanhamento médico adequado”.

A dor é crónica quando, de modo geral, persiste após o período estimado para a recuperação normal de uma lesão. Esta pode surgir no contexto de várias doenças (cancro, artrose, diabetes, zona, etc.), ser agravada por traumatismos ou posições forçadas ou incorretas, estar associada a uma cirurgia ou surgir sem causa aparente. A dor crónica é a segunda doença mais prevalente em Portugal e é causadora de morbilidade, absentismo e incapacidade temporária ou permanente, gerando elevados custos aos sistemas de saúde, com grande impacto na qualidade de vida do doente e das famílias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório