Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O tamanho do copo de vinho influencia quanto bebe

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Cambridge sugere que não temos em atenção (erradamente) ao tamanho os copos de vinho que são servidos nos restaurantes ou em bares.

O tamanho do copo de vinho influencia quanto bebe

Por outras palavras, o novo estudo britânico alerta que quanto maior o copo de vinho, mais bebemos.

A equipa de investigadores reuniu dados de diversos estudos realizados em restaurantes e bares entre 2015 e 2018, o que deu origem a uma meta-análise. Sendo que, conforme avança a revista Galileu, foram utilizados copos de 300ml como referência para as comparações.

No final da experiência, os investigadores detetaram que, nos restaurantes, se a capacidade de um copo corresponder a 370ml, as vendas de vinho aumentam 7,3%. Entretanto, quando os objetos diminuem para 250ml, as vendas decrescem para 9,6%. Mais ainda, o estudo concluiu que quando o copo é de 450ml, não há diferenças de venda, comparativamente quando se tem como base os copos de 300ml.

Mark Pilling, investigador sénior associado do Hub de Métodos de Pesquisa (CRMH) e na Unidade de Pesquisa em Comportamento e Saúde da Universidade de Cambridge, assume que, quando os consumidores consomem garrafas ou copos, têm uma tendência para encher o recipiente com mais vinho do que a quantidade padrão que um bartender serviria, por exemplo. "Se essas porções maiores ainda são entendidas como 'um copo', então esperaríamos que as pessoas comprassem e consumissem mais vinho com vinhos maiores", afirmou num comunicado divulgado à imprensa.

Para o investigador a problemática surge porque os indivíduos na maioria das vezes não se apercebem das diferenças de tamanho, e provavelmente julgam que copos de 350ml e de 250ml correspondem ao tamanho padrão de 300ml. Quando na realidade estão a consumir quantidades díspares.

"Por outro lado, copos demasiado grandes, como os de 450ml, são visivelmente maiores, então os consumidores podem tomar medidas conscientes para reduzir a quantidade que bebem, como beber mais devagar ou servirem-se com mais cautela", concluiu Pilling.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório