Meteorologia

  • 01 ABRIL 2020
Tempo
11º
MIN 7º MÁX 14º

Edição

Basta uma breve introdução à meditação para aliviar a dor

Novas pesquisas descobriram que uma introdução de 30 minutos ao mindfulness pode reduzir significativamente as emoções negativas e aliviar a dor física - mesmo para aqueles que nunca praticaram a técnica antes.

Basta uma breve introdução à meditação para aliviar a dor
Notícias ao Minuto

19:00 - 27/02/20 por Notícias Ao Minuto 

Lifestyle Mindfulness

Segundo o Medical News Today o mindfulness tem muitos benefícios, desde a redução da pressão sanguínea até ao combate de fobias. Mas existem outras duas áreas em que a prática pode ser útil: regulação da dor e da emoção.

Experiências neurocientíficas descobriram que os participantes sentiam menos dor física como resultado da prática da meditação, e os investigadores sugeriram que isso pode ter implicações no controlo da dor crónica. Estudos posteriores usando exames cerebrais mostraram que a prática ajuda a controlar as emoções, o que pode ajudar as pessoas a superar um vício ou a diminuir os níveis de stress.

No entanto, é possível que alguém que nunca tenha meditado antes possa sentir esses benefícios? É isso que um grupo de investigadores, liderado por Hedy Kober, professor de psiquiatria e psicologia na Universidade de Yale, tentou perceber. 

A equipa tentou, mais concretamente, perceber se pessoas sem nenhuma experiência em mindfulness poderiam beneficiar de uma introdução de 30 minutos à técnica.

Os resultados, publicados na revista Social, Cognitive, and Affective Neuroscience  sugerem que esses 30 minutos podem ajudar a aliviar a dor e reduzir as emoções negativas.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores testaram 17 participantes, entre os 18 e os 45 anos, que nunca tinham meditado.

Num primeiro momento, os participantes tiveram que olhar para 30 imagens negativas versus 30 imagens neutras. No outro, eles experimentaram estímulos dolorosos versus temperatura quente 30 vezes cada.

Antes dos testes, os investigadores treinaram os participantes em mindfulness, durante um período de 30 minutos. 

As experiências revelaram que os participantes relataram menos dor física e emoções negativas na condição de mindfulness.

Leia Também: Teresa Guilherme mostra-se a meditar... com pijama amoroso

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório