Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Estômago inchado. Excesso de peso ou sintoma de algo mais grave?

Médica radiologista explica por que por vezes é fundamental realizar uma ecografia.

Estômago inchado. Excesso de peso ou sintoma de algo mais grave?
Notícias ao Minuto

09:13 - 26/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doenças

Ter o estômago inchado/dilatado é um termo popular muito utilizado quando há uma distensão do abdómen. Ou seja, o problema não está necessariamente relacionado com o estômago, mas a uma de tantas doenças e condições que podem causar esse aumento no volume abdominal. As primeiras causas a considerar são problemas digestivos, como intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável ou obstipação. Excesso de gases também é outra condição que leva ao aumento de volume na zona abdominal.

Menos comum, mas ainda possível, a distensão abdominal pode estar associada a quistos nos ovários ou a tumores. Neste caso, a acumulação de líquidos na cavidade abdominal (ascite) é mais frequente em pacientes com cancro do pâncreas, mama, cólon, ovário e colo do útero. Até mesmo a cirrose pode estar relacionada com o problema. Por isso, além de verificar se esse sintoma surge acompanhado de outros, como febre, dor, náuseas e diarreia, é importante consultar um médico e realizar exames para chegar a um diagnóstico preciso.

De acordo com a médica radiologista Viviane Habib, do CDB Medicina Diagnóstica, em São Paulo, no Brasil, um dos primeiros exames indicados para investigar a sensação de desconforto abdominal é a ecografia. “As imagens são capturadas em tempo real, mostrando a estrutura de diversos órgãos, bem como o seu fluxo sanguíneo. É especialmente indicado para avaliar o funcionamento dos rins, fígado, vesícula, pâncreas, baço e aorta abdominal. Sendo assim, a ecografia contribui também para o diagnóstico de pedra nos rins ou na vesícula biliar, bem como aneurisma de aorta”.

Habib adverte que as pessoas não devem encarar a distensão abdominal como normal e devem sempre consultar um médico, já que pode estar associada a doenças sérias e que dependem de diagnóstico precoce para que o tratamento seja o mais bem-sucedido possível.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório