Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Taylor’s celebra 50 anos do lançamento do 1.º LBV com edição especial

Pioneira na criação da categoria LBV, a Taylor’s continua a ser o seu principal produtor representando 34% em valor e assume o compromisso de continuar a ser a referência e a primeira escolha do apreciador de vinho do Porto de qualidade. A Taylor's vai continuar o seu projecto de reflorestamento no vale do Douro, plantando mais 2.500 carvalhos financiados pelas vendas do Late Bottled Vintage 2015.

Taylor’s celebra 50 anos do lançamento do 1.º LBV com edição especial
Notícias ao Minuto

12:32 - 25/02/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vinho do Porto

Alistair Robertson, presidente não executivo da Taylor’s, recorda: “Quando em 1970 avançamos com o lançamento do LBV pretendíamos responder às exigências do consumidor, que tinham mudado radicalmente. Este desejava um vinho do Porto de alta qualidade a preço acessível e sem complicações relativamente ao consumo. A Taylor’s respondeu a estas necessidades com um novo conceito de vinho do Porto, o LBV. Vinho de um só ano, de alta qualidade, com preço acessível, pronto a ser e bebido na altura do engarrafamento, sem necessidade de decantação e que podia ser apreciados ao copo, ao longo de várias semanas.” E acrescenta: “O Taylor’s LBV foi inicialmente encarado com cepticismo por alguns membros do comércio de vinho do Porto, mas rapidamente foi um sucesso retumbante, inicialmente no mercado inglês e depois nos outros mercados, tendo actuado como um catalisador para atrair novos consumidores para o vinho do Porto". 

Nos anos 60 e 70, os consumidores de vinho, dotados de maior poder de compra, tornaram-se atraídos pelos vinhos do Porto de qualidade mas eram muitas vezes dissuadidos pelo custo do vinho do Porto Vintage e pela necessidade de este ter de envelhecer em garrafa e ter de ser decantado. Havia muito poucos vinhos intermédios. Ironicamente, a Taylor’s, o mais respeitado produtor de vinho do Porto Vintage, apresentou a solução.

Nessa altura algumas empresas de vinho do Porto foram adquiridas no todo ou em parte por grandes grupos internacionais de bebidas cuja gama forte de produtos lhes dava acesso privilegiado às cadeias de retalho cada vez mais poderosas. Outras empresas, como a Taylor’s e a Fonseca, mantiveram-se firmemente independentes e familiares acreditando que a sua reputação, a sua criatividade e a qualidade de seus vinhos lhes permitiria prosperar no novo ambiente e assegurar o seu futuro a longo prazo.

Adrian Bridge, CEO da Taylor’s, refere: “A Taylor’s, desde o início da sua actividade em 1692, é especialista na comercialização de vinho do Porto premium, sendo actualmente responsável por 1/3 das vendas de categorias especiais e tem sido a locomotiva que tem desbravado o caminho para o vinho do Porto de qualidade no mundo.” E acrescenta: “O lançamento do LBV em 1970, desencadeou um grande aumento da procura por vinhos do Porto de alta qualidade não só na Europa, com a Grã-Bretanha a ser o principal consumidor, tendo alastrando rapidamente o interesse para a América do Norte com os Estados Unidos e o Canadá a tornarem-se clientes muito importantes. Os mercados emergentes da Ásia e da América Latina têm vindo a despertar para os prazeres do vinho do Porto de qualidade, sendo a Taylor’s uma força motriz.” E sublinha: “A crescente procura de LBV levou a Taylor’s a fazer grandes investimentos tendo introduzido métodos e tecnologias paradigmáticas quer na viticultura quer na enologia e construído novos armazéns com condições óptimas para o envelhecimento do LBV, que dotaram a Taylor’s de uma grande flexibilidade para responder às crescentes necessidades do cada vez maior número de mercados. A Taylor’s hoje está presente em 103 mercados". 

Esta nova categoria de vinho do Porto garantiu o lugar do vinho do Porto nos hábitos de consumo dos países ocidentais, com o crescente interesse em vinho e gastronomia. Também contribuiu para o renascimento do interesse no vinho do Porto Vintage, particularmente na década de 1990, um processo assistido por influentes escritores especialistas em vinho, que ajudaram os consumidores a abraçar as complexidades do mundo dos grandes vinhos em vez de se intimidarem por elas.

Para David Guimaraens, director Técnico e de Enologia: “O Taylor’s LBV é um vinho fantástico, para o qual são escolhidos os melhores e mais encorpados vinhos provenientes de um só ano. Contrariamente ao Vintage, que é engarrafado após dois anos em madeira e envelhece na garrafa, o LBV é engarrafado mais tarde, permanecendo em grande toneis de madeira cinco anos. Os milhares de toneis onde envelhece o LBV são cuidados por uma excepcional equipa de tanoeiros cujo trabalho é cuidar e mantê-los para que o vinho envelheça sempre em condições óptimas. Durante este período de tempo relativamente longo de envelhecimento em madeira, o LBV amadurece e arredonda, ficando pronto para ser bebido após o engarrafamento, não precisando ser decantado e pode ser consumido durante várias semanas após a abertura da garrafa.” Refere ainda que: “Para garantir a consistência de qualidade e o estilo da casa, a Taylor’s desenvolveu inovações que ficarão para a história do Vinho do Porto e do Douro. Na viticultura, o novo modelo de vinha sustentável implementado pela Taylor’s em 2002 e reconhecido com o prémio BES Biodiversidade em 2009, foi considerado o modelo que deverá tornar-se padrão para a viticultura ambientalmente, socialmente e economicamente responsável na região do Douro. Na enologia a inauguração, em 2000, da Adega da Nogueira, uma das mais avançadas do Vale do Douro, equipada com inovadores tanques de fermentação desenhados pela equipa de produção da Taylor’s, foi fundamental para responder aos níveis de consistência de qualidade e volumes exigidos para as crescentes necessidades do Taylor’s LBV". 

E conclui: “O Taylor’s LBV é o final perfeito para qualquer refeição, poderoso e autoritário apresenta aromas elegantes, perfumados e florais, com notas dominantes de fruta vermelha e preta onde a cereja preta tem lugar de destaque. Na boca os sabores a chocolate negro e framboesas e taninos sempre elegantes e bem integrados. Este é o estilo da Taylor’s, um vinho sempre com grande equilíbrio e sofisticação". 

O Taylor’s LBV 2015 edição comemorativa estará disponível no retalho na primavera, com o PVP recomendado de 15€.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório