Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Se procura novas experiências gastronómicas, vá a Tomar provar a lampreia

A 'Mostra da Lampreia' começa no dia 29 de fevereiro, prolongando-se até 29 de março, aos fins-de-semana, em 24 restaurantes e pastelarias do concelho de Tomar.

Se procura novas experiências gastronómicas, vá a Tomar provar a lampreia
Notícias ao Minuto

20:30 - 24/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gastronomia

Está a chegar a 'Mostra da Lampreia', em Tomar. Este ano, a experiência gastronómica começa no dia 29 de fevereiro, prolongando-se até 29 de março, aos fins-de-semana, em 24 restaurantes e pastelarias do concelho de Tomar.

"Quanto ao resto, repete-se o milenar ciclo anual: quando o caudal dos rios engrossa, os ciclóstomos deixam o mar e nadam contra a corrente para cumprir o seu destino: desovar nos rios do interior e perpetuar a espécie. Além de ser um desses momentos de grande intensidade que a natureza nos dá, é também uma grande alegria para os amantes da boa mesa – mais conhecidos pelo nome de lampreia, os ciclóstomos vão depois dar sabor a um prato de excelência. E o concelho de Tomar, sabem-no bem os apreciadores, é um dos principais destinos nesta época do ano, entre o final do Inverno e o princípio da primavera", refere a Câmara Municipal de Tomar em comunicado.

Segundo a CM, Ao todo, são dez restaurantes, a que se juntam catorze pastelarias, a terem menus especiais de lampreia durante este período. A saber: Almourol (em Tancos), Bela Vista, Ginginha, Infante, Marisqueira de Tomar e Nabão (todos na cidade), Lúria (Portela de S. Pedro), Manjar dos Templários (Moinho Novo), Ninho do Falcão (Quinta do Falcão) e Picadeiro (Alvito). As doçarias (todas em Tomar) são Estrelas de Tomar, os cinco estabelecimentos da Padaria Rosa, os dois estabelecimentos Pic-Nic, a Templária e os cinco estabelecimentos Tropical.

"Entre os pitéus disponíveis, que abarcam todos os pratos da refeição, contam-se entradas de paté de lampreia, paté de lampreia com algas ou pataniscas de lampreia; sopas de peixe do rio e de lampreia; lampreia com arroz de cabidela, molhata de lampreia, lampreia à bordalesa, arroz de lampreia e feijoada de lampreia", contam.

"Nos doces, há lampreias de ovos simples e com misto de fruta e ainda docinho de lampreia. Isto nas sobremesas dos restaurantes, porque as pastelarias aderentes, além da lampreia de ovos, apresentam nestas datas um conjunto de iguarias conventuais comos sejam as Castanhas de Ovos, Bolos de Cama, trouxas de ovos e beijinhos de lampreia", completam.

Leia Também: Semanas Gastronómicas regressam a Grândola em 2020 (e estão para breve)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório