Meteorologia

  • 06 ABRIL 2020
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Neurocientista dá três dicas simples e eficazes para tomar boas decisões

Para muitos a vida não passa de uma sucessão de decisões – boas e más.

Neurocientista dá três dicas simples e eficazes para tomar boas decisões

Todos os dias, desde que acordamos até ao deitar fazemos escolhas, uma após outras: desde aquilo que vestimos, ao que comemos, se na rua viramos para a esquerda ou para a direita ou se falamos com alguém ou não.

Todavia, nem todas as decisões são simples, e se tivermos de fazer uma escolha importante, inúmeras vezes nem sabemos por onde começar e o processo pode tornar-se algo extremamente complexo e torturante.

"Algumas decisões são pequenas, como qual roupa vestir. Mas algumas dessas escolhas podem marcar as nossas vidas por anos ou para sempre, como qual carreira seguir", diz a neurocientista Radha Modgil em entrevista à BBC.

A especialista compartilhou com a BBC algumas dicas que ajudá-lo a tomar melhores decisões no dia-a-dia.

De acordo com a especialista, há três elementos básicos que devemos levar em consideração quando estamos indecisos.

1. Concentre-se somente no realmente importa

Ao eliminar pequenas escolhas, economiza o melhor das habilidades do seu cérebro para as decisões mais importantes.

Quando era presidente dos Estados Unidos, Barack Obama decidiu parar de tomar uma decisão diária: a escolha do que vestir.

"Era sempre um fato azul ou cinzento, com uma camisa branca, porque conhecia a ciência por trás das decisões e, utilizando um tipo de uniforme, economizava energia para tomar decisões realmente importantes", diz Mogdil.

Segundo a especialista, os cientistas que estudam o cérebro apuraram que todas as decisões, grandes ou pequenas, consomem a mesma energia.

Ou seja, uma pequena escolha exige a mesma quantidade de energia que uma decisão deveras importante.

2. Dê ao seu cérebro a 'gasolina' que necessita

O cérebro necessita de energia para pensar (aliás é o órgão do corpo humano que mais consome energia), assim como o corpo exige energia para se movimentar.

Se estamos com fome, os neurotransmissores não funcionam bem, o que afeta a comunicação entre os cerca de 86 milhões de neurónios que nosso cérebro possui.

"Isso compromete nossa capacidade de pensar e tomar decisões", afirma Mogdil.

"Portanto, este conselho é muito simples: quando tiver de tomar uma decisão importante, verifique se não está com fome", acrescenta.

Pesquisas mostram que beber muita água e tomar um pequeno-almoço pobre em hidratos de carbono, mas com cereais ou aveia, pode ajudar-nos a pensar com maior clareza e objetividade.

Os produtos ricos em ómega 3 também são um ótimo alimento para o cérebro, esta substância está presente no peixe (atum, salmão, sardinha, truta ou arenque), sementes de abóbora ou girassol.

3. Fale sobre suas opções com um amigo próximo

"O último conselho é abandonar a sensação de possível perda que domina a sua tomada de decisões", refere a clínica

O economista Daniel Kahneman, prémio Nobel de Economia em 2002, passou décadas a estudar a maneira pela qual os seres humanos tomam decisões. Ele descobriu que, nos momentos em que temos de fazer uma grande escolha, sentimos muito receio sobre o que podemos perder — e esse sentimento é maior que a motivação com os ganhos com a escolha.

De acordo com a pesquisa, é por isso que temos sempre tendência para escolher a opção mais segura em vez daquela que teria o maior impacto positivo na nossa vida.

"Kahneman costumava dar uma recomendação muito interessante para superar esse medo da perda: pergunte a um amigo que seja honesto o suficiente para lhe dizer coisas que talvez não queira ouvir", lembra Mogdil.

A médica sugere que um amigo que seja objetivo nos seus conselhos pode ajudá-lo a identificar a melhor decisão, principalmente porque não são influenciados pelo medo da perda que você pode ter.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório