Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Onze sinais de alarme de leucemia em crianças

Os sintomas da leucemia em crianças resultam da diminuição dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no corpo.

Onze sinais de alarme de leucemia em crianças

Conforme explica a organização American Cancer Society, esta diminuição é identificada pela realização de exames de sangue, contudo também se pode manifestar através de sintomas. Isto por que as células leucémicas têm a capacidade de se propagarem para outras zonas do corpo provocando assim diversos incómodos (sintomas).

Estes são, de acordo com a American Cancer Society e o site Oncoguia, os onze principais sinais e sintomas da leucemia:

1. Sintomas consequentes da redução de glóbulos vermelhos (resultando em anemia)

O défice de glóbulos vermelhos pode causar fraqueza, fadiga crónica, sensação constante de frio, tonturas, dores de cabeça, falta de ar e palidez.

2. Sintomas devido à diminuição dos glóbulos brancos

Infeções e febre.

3. Sintomas existentes por causa da redução do número das plaquetas

A escassez de plaquetas pode causar hemorragias, hematomas e sangramento nas gengivas.

4. Inchaço da barriga

As células da leucemia podem acumular-se no fígado e no baço, o que por sua vez provoca o inchaço do abdómen.

5. Dor nos ossos e articulações

A sensação de dor pode ser decorrente das células leucémicas estarem instaladas próximas da superfície do osso ou das articulações.

6. Perda de apetite e emagrecimento repentino

Quando o aumento do baço ou do fígado é excessivo, estes órgãos podem por si pressionar outros órgãos como o estômago, limitando a ingestão de alimentos e levando à perda de apetite e de peso.

7. Tosse constante ou dificuldade em respirar

A leucemia linfoide aguda tipo T, muitas vezes envolve o timo. O aumento do timo ou dos linfonodos do tórax pode pressionar a traqueia, provocando tosse ou dificuldades respiratórias.

8. Inchaço do rosto e braços

A veia cava superior, responsável por transportar sangue da cabeça e braços de volta ao coração, passa ao lado do timo. O aumento do timo, devido a excesso de células leucémicas pode pressionar a veia cava superior, provocando a síndrome da veia cava superior. Isso pode causar inchaço na face, pescoço, braços e parte superior do tórax, dores de cabeça, tonturas e alteração da consciência.

9. Dor de cabeça, convulsões e vómitos

A leucemia pode se disseminar para o cérebro e medula óssea, o que pode causar sintomas como dores de cabeça, problemas de concentração, fraqueza, convulsões, vómitos, problemas de equilíbrio e visão turva.

10. Erupções cutâneas e problemas nas gengivas

Em crianças com leucemia mieloide aguda, as células tumorais podem invadir as gengivas, provocando dor, inchaço e sangramento. A disseminação para a pele pode ainda causar pequenas manchas escuras coloridas.

11. Fadiga e fraqueza

Uma consequência rara, mas severa da leucemia mieloide aguda é cansaço, fraqueza e problemas na fala. As células leucémicas podem tornar o sangue demasiadamente espesso, diminuindo a circulação através dos vasos sanguíneos finos do cérebro – o que provoca esses sintomas.

Todavia, deve sempre ter em conta que grande parte destes sintomas podem advir de outros problemas de saúde. Consulte um médico se achar que algo pode estar errado com a saúde do seu filho. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório