Meteorologia

  • 09 ABRIL 2020
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Por que a obesidade aumenta o risco de cancro da mama, segundo a ciência

Há muito tempo que os especialistas sabem que a obesidade, juntamente com o tabagismo, a falta de exercício físico e outros fatores podem contribuir para um risco aumentado de cancro, mas um estudo tentou perceber como é que a obesidade pode influenciar o aparecimento do cancro da mama, em específico.

Por que a obesidade aumenta o risco de cancro da mama, segundo a ciência

Um estudo, apresentado na reunião anual da American Association for Cancer Research, em 2017, fornece evidências de que a obesidade pode alterar os genes envolvidos na resposta inflamatória do nosso corpo, distúrbios hereditários e outras doenças imunológicas.

A equipa de investigadores analisou a expressão genética em amostras de tecido recolhidas de 121 mulheres sem histórico de cancro de mama. 

Para o estudo, a equipa examinou atentamente a resposta à obesidade e à inflamação, encontrando 308 genes importantes no processo. Dos 308 genes descobertos, 240 eram mais propensos a ter mutações esporádicas e baixa expressão genética em mulheres obesas, enquanto 68 genes demonstraram ter um risco menor de mutações genéticas e alta expressão genética. 

“Diferentes tipos de cancro da mama podem ser afetados pela obesidade de maneira diferente". "A obesidade desencadeia vias inflamatórias do cancro e aumenta o risco de cancro da mama”, disse o autor do estudo, Peter Shields, num comunicado à imprensa americana e citado pela The Healthy.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório