Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Nova carta do bairradino Quinta do Encontro convida à partilha

Privilegia sazonalidade dos produtos e ingredientes locais.

Nova carta do bairradino Quinta do Encontro convida à partilha

A Quinta do Encontro, situada na Anadia, em plena Região Demarcada da Bairrada, tem em vigor uma nova carta, que convida a um conceito de partilha de emoções, sabores e experiências à volta dos ingredientes locais e do que a época do ano proporciona em termos alimentares.

“Uma carta jovem, informal, com pratos marcadamente atlânticos para partilhar e com um toque contemporâneo das tendências gastronómicas dos dias de hoje”, assim define Henrique Ferreira o conceito que quer implementar na Quinta do Encontro. Todos os pratos são harmonizados com as referências vínicas da quinta, que têm a supervisão do enólogo Osvaldo Amado.

As opções são variadas, constando de dez entradas, nove propostas de peixe, sete de carne, cinco ofertas de pratos vegetarianos, nove sobremesas e um menu de criança. De entre as entradas há soluções como Esferas de Alheira com Emulsão de Mostarda, Línguas de Bacalhau em Tempura, Salteado de Pimentos e Pó de Azeitona ou Folhado de Queijo Serra, Mel e Frescos Marinados. Robalo Escalado, Legumes da época e Limão ou Massada de Camarão Tigre e Poejo são duas das propostas de peixe e na carne destaque para a Vazia Maturada (trinta dias) com dois acompanhamentos à escolha ou o Naco de Vitela, Molho de Mirtilos e Ovo a Baixa Temperatura. O Creme Queimado de Espumante transita de cartas anteriores, até porque é um factor distintivo e muito apreciado pelos comensais.

O restaurante tornou-se nos últimos anos uma referência obrigatória do roteiro gastronómico bairradino. Ocupando o piso térreo da adega desenhada pelo arquitecto Pedro Mateus, é um espaço singular, que só por si é merecedor de uma visita.

Henrique Ferreira é também responsável pela oferta gastronómica de outros dois espaços de restauração do grupo Global Wines, com sede no concelho de Carregal do Sal, na Região Demarcada do Dão: a Quinta de Cabriz, com cozinha mais tradicional, e o Paço dos Cunhas de Santar, em Nelas, onde o conceito apoia-se mais no fine dinning.

Sobre a Quinta do Encontro

Uma adega, uma loja de vinhos, um restaurante e um amplo espaço multiusos, distribuídos por três pisos, compõem a Quinta do Encontro, situada em pleno coração da Bairrada, em São Lourenço do Bairro. Inaugurada em 2007, está implantada na paisagem vitícola, em plena harmonia com a natureza, e é fruto de uma visão diferente e inovadora de fazer e comunicar os vinhos da Região da Bairrada. Inserida numa paisagem serena, dominada pelas vinhas, e tendo como fundo as Serras do Caramulo e do Buçaco, convida quem a visita a estabelecer um contacto direto com a produção vitivinícola, da vinha à prova, e a degustar os néctares produzidos por esta adega, vinhos brancos, tintos e espumantes contemporâneos e urbanos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório